domingo, 25 de julho de 2010

Formou! - 96



Gêisa hoje ganhou sua terceira medalha de corrida de 5 km.  E eu, que não agüentava de ciúmes, fiquei me coçando, querendo arrumar um jeito de ganhar minhas medalhazinhas.  Ainda bem que quando eu falo que Belo Horizonte é uma azeitona, você acha que é exagero meu.  Mas brincando, brincando, está organizada a Primeira Caminhada da Lua Cheia, só pra pacientes renais crônicos, cadeirantes, deficientes físicos e simpatizantes[1].

A história começou quando eu vi o site dos nefrorunners, um bando de nefrologistas que corre maratonas, ironman, essas coisas.  Um deles, Fernando César, é médico do Núcleo.  Pedi uma reunião com ele e já fui logo dando uma bronca.  Que não tinha a menor graça eles ficarem fazendo essas corridas intermináveis e eles tinham que arrumar um jeito que nós, pacientes renais pudéssemos conseguir concluir o percurso.  Eu lá, brigando, e o Fernando rindo, adorando a idéia.  Chamei a Talita, minha personal social assistant, e a gente vai mobilizar todas as clínicas de hemodiálise de Belo Horizonte, convidando todo mundo pra fazer parte do movimento. 


Lisa, minha filha, vai fazer treinamento com o Renato, o preparador físico dos nefrorunners, e com isto eu ganho carona pra caminhar à noite no Belvedere.

Aí, conversando com Flavinha, minha irmã (mesmo), ela me falou da Cláudia Barsan, professora de educação física da PUC, responsável pela cadeira pra deficiente físico.  Como a lua cheia de agosto vai dar numa terça, dia que ela tem aula, Cláudia já está pensando em ir com os alunos pra dar apoio técnico pra nós.  De quebra, ela trabalha no Centro de Referência do Deficiente Físico da Prefeitura e se propôs a organizar uma conversa nossa com o Secretário de Esportes.  Da minha parte, vou pedir o Boni pra me dizer quem eu devo procurar para incluir este movimento como uma atividade de extensão da PUC.

Duda vai, empurrando Henrique na cadeira.  Xande, meu personal urologist, é corredor.  Leco, meu personal oncologist, é corredor.  Diana, minha personal nutricionist, é corredora.  Se Marcelo topar, vou empurrando ele na cadeira de rodas.  Provoco Paulinho Muleta e Katinha vai junto. Quer dizer, formou!  Sucesso garantido.

Aí, toda noite de lua cheia a gente repete a Volta da Lagoa Seca.  Uma atividade que nós, doentes renais conseguimos fazer na manha...

Depois é só desdobrar as atividades.  Nefroreggae (uma idéia que começou com uma brincadeira do Maurilo e que tem chance de virar coisa séria) será uma banda só pra menino que faz hemodiálise.  Nefrodancer é uma noite que a gente vai dançar em alguma gafieira de Belo Horizonte.  Na Nefrotalent, a gente vai arrumar um palco pro seu Zé[2] se exibir.  E vamos inventando moda, pra essa vida nossa ficar bacana.

Anota aê na sua agenda:  24 de agosto é a primeira..  Pelo menos como simpatizante você aparece.





[1] Só gente com mobilidade reduzida, peso fora do normal (ou pra baixo ou pra cima), hemoglobina baixa, esse tipo de coisa.
[2] Depois eu falo sobre ele

25 comentários:

Unknown disse...

Veja bem, ha muitos e muitos anos atras, qdo eu fazia educação física nem se pensava em dar uma chance p/ a pessoa que tivesse qquer impedimento de fazer exercício físico ir ali na esquina..... agora estamos nos privilegiando essa turma e, de quebra, debaixo de uma baita lua. Não tem jeito de dar erro ..... vamos arrebentar.... é nois em 2016..... Bj gde

PC disse...

Sem contar que ainda tem outras 4 luas pra gente ganhar medalha, até dezembro.
Formou mesmo, Flavinha!

ps: A Polly, minha outra personal nurse era campeã de voley. Ela vai acabar treinando o Nefrovolley.

O pai de Azeitona disse...

Pessoas que não tem "mobilidade reduzida, peso fora do normal (ou pra baixo ou pra cima), hemoglobina baixa, esse tipo de coisa", pode se encaixar como simpatizante e participar do evento? E a presença de animais, é permitida?

Unknown disse...

Digo, eu penso q essas figuras são por demais importantes em nos dar coragem p/ levar essas etapas das nossas vidas p/ frente, então, são personas mui gratas, claro q podem.

PC disse...

Sim pra tudo, Digo. Vai ser a primeira seletiva para a paraolimpíada.

PC disse...

Claro que você está certa, Flavinha.

Unknown disse...

A turma que começa a bichar o joelho também pode, né? Tô dentro.

Tenho certeza que a luz da lua vai iluminar (em todos os sentidos) ainda mais nosso caminho...
Acho que mamãe adoraria participar, ela pode ir de cadeira de roda

Ps:Que retratinho mais gay que vc arrumou PC. Isto é photoshop?

Mariza disse...

Como assim, A Geisa ganhou medalha??!!
Eu e Zeca corremos muito mais e não ganhamos nada?rsrsr...
PC Valente,você é mesmo muito alto astral...a lua vai é se esconder com o tamnaho do seu brilho.
Beijos.

PC disse...

Joelho bichado é simpatizante seguro, Regi.
Pode vir com abadá de camarote vip.

PC disse...

Reclama lá, Mariza.
Ou então Zeca levou a sua.
Vem que tem brilho da lua pra nós todos.

vivi disse...

Pessoas que não tem "mobilidade reduzida, peso fora do normal (ou pra baixo ou pra cima), hemoglobina baixa, esse tipo de coisa", como eu, pode ir???huahauhauhua

vo com força!!!!

PC disse...

Vivi, deixa de ser mimada porque sua hemoglobina está ótima.
Mas desde o começo você demonstra profunda simpatia pela causa.
Claro que vem.
uashuashuashuashuashuash!

Anônimo disse...

Cesao , vem ca e se eu arrumasse o lugar para a noite de danca ? Se você topar vou comecar a mexer os pauzinhos com meu amigo , me o ok que mando bala ? Beijo grandeeeeeeeeeeee lu

PC disse...

Pode armar, por favor, Lu.
Já estou doido com a hipótese do nefrodancer começar.
Arma logo, please.
Quero ver se esse Henrique faz melhor...

Mônica disse...

Olá Paulo, sou paciente renal e presidente da APRESC - Assoc. dos Pacientes Renais da Sta Casa de BH.
Parabéns pela idéia e da caminhada, achei otima a sua iniciativa se me permite irei propagar aqui na clínica. Gostaria de contar com a sua parceria na troca de informações e conhecimentos que possam contribuir para o bem estar dos pacientes renais. Meus contatos: monicasouza696@hotmail.com
monica.marketing@yahoo.com.br
Um grande abraço!!!

Anônimo disse...

Ta feito meu xodo !!! Kkkkkkk Duvidoooo que Henrique seja capaz kkkkk !!! Anotou ai ne ? Passei o link do blog pra ele e seu tel ! Beijaoooo

PC disse...

Mônica,
estive uma noite dessas aí e conversei com um médico da hemo.
Deixei um livro com as histórias do Valente pra vocês.
A idéia é esta mesmo. A caminhada é de nós todos. De quem aparecer lá. As outras coisas que a gente conseguir realizar também.
Talita, assistente social do Núcleo quer me levar na reunião de segunda que vem, aí na Santa Casa.
É na primeira segunda, de 10 a 12 horas, eu acho.
Entro em contato com você.

Beijos

PC

PC disse...

Quem é o Henrique, meu xodó.
Falando com o Rodrigo Nefrodancer, eu falo com você.
Beijos

PC

Mônica disse...

Oi Paulo, vai um prazer recebê-lo na Nefro. Quando puder visite o site da RENALMIG outra associação que faço parte, o site ainda está em fase de acabamento. Dê a sua opinião. Obrigada!!!!

Mônica disse...

KKKK esqueci de deixar o site ...
www.renalmig.org.br
Abraços!!!

PC disse...

Nada, Mônica.
Nem no google.
Continuo tentando.
Te vejo na segunda.

Beijos

Renata Feldman disse...

Medalha de ouro procê, PC!
Beijos

PC disse...

Capaz do troço ficar legal mesmo.
Tá juntando um punhado de deficiente físico nesta história.
Tem cada um que merece medalha de ouro com força.

Rindo de nervoso... ainda disse...

Cara, amante que tento ser da justiça social, dentre outras, sentir-me-ia constrangido. Explico-me: ando me deslocando numa super cadeira motorizada Jazzy, que faz uns 9 kms por hora, e com autonomia de uns 14 kms sem novo lucro pra Cemig. Pareceria esnobação. E, se não bastasse, de tão avantaja minha barriga de hoje seria uma vantagem imprópria no olho eletrônico da chegada. Prometo refletir, reconsiderar talvez. Beijão, e esse blog continua um tchuc-tchuc, como diria o Marcelo Tass.

PC disse...

Preeocupa não, Paulinho.
Já contratei a ProConsult. Seja lá qual for o resultado, vou tirar primeiro lugar.
Só pra seu governo, você nem vai ser o único. Além dos mesmo recursos, a cor da cadeira do Marcelo é amarelo-Ferrari (estava no Manual)