domingo, 3 de julho de 2011

Edição Extraordinária 76 - São João



O Clic, a escolinha do Tomás que você já conhece aqui e aqui, me deixa sempre apaixonado. Ano passado, nem lembro em qual ocasião, eles fizeram um festejo tendo como referência as manifestações do Boi do Maranhão.  Isto aparecia nos cenários, nas fantasias produzidas com material reciclado pelos meninos, nas coreografias, em tudo.   Uma beleza.

Este ano, pras festas juninas, envolveram as crianças numa pesquisa desde começo de maio sobre de que maneira poderiam aproveitar manifestações de São João a partir de um tema específico.  Tudo com intensa participação dos alunos, que eram os principais responsáveis pela decisão final.

No final das contas, o tema central foi Minas Gerais.  E danaram a pesquisar.  E tome músicas do folclore de Minas, história dos rios, lendas das águas, os bichos, uma beleza.

A performance dos Barqueiros foi uma graça.


A turma do Tomás ficou com a pesquisa sobre os animais.  De imediato, apareceram o lobo-guará, a ema e o carneiro.  Todo mundo aprendendo a cantar a musiquinha de cada um.  Na hora da ema, os meninos criaram a folia da ema, que foi um sucesso.  A música pregou na minha cabeça de tal forma que eu fiquei o final de semana todo, cantarolando...

Mas houve um determinado momento em que rolou um pequeno impasse.  Enquanto escolhiam os bichos que melhor representavam Minas Gerais, a turma do Tomás bateu o pé.  Considerando o folclore, a fauna e as características, enfim, de Minas Gerais, fecharam o tempo em cima do mais representativo animal do estado:  o elefante.
O professor ali, tentando argumentar, mas os meninos foram irredutíveis:
-  Como o elefante não é de Minas Gerais? Lá no zoológico tem...

E não teve jeito.  Lá foi o professor criar, com a turma dele, uma folia para o animal mais representativo da cultura mineira.

Foi, de longe, a performance que mais reuniu participantes...


5 comentários:

Flávia Coelho disse...

Vc não sabe nada..... o pai da minha colega contou que o Elefante é de Minas Gerais mesmo..... ele sabe onde tem um montão deles.... e viva a imaginação infantil.... Bjs

PC disse...

Viva!!!
Lá no Meu Sítio tem um, que aparece todo final de semana. Acho que o dono é da espécie, Flávia Coelho.

O pai de Azeitona disse...

Paulo César,

parabéns pela sua roupa de Jeca. Você estava um Jeca "legítimo" usando uma camisa xadrez e com um dente pintado. Francamente...

PC disse...

Devia ter posto seu traje de executivo, rindo, Rodrigo.
Francamente ...

Anônimo disse...

Ow
Eu conheço um monte deles e só não vi nenhum voando, igual o Dumbo, mas acho que na represa tem um ninho deles, ali no Santa Lucia, mas já vi na Serra tb.
Pra mim não é novidade isto, tenho idade e brilho pra saber q existem deveraz, não preciso ser menino pra enxergar eles por BH todinha, ora!!!!!!!!