sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Edição Extra 97 - Cardápio



Sidney, meu irmão, está com um amigo assustado com o fato de ter virado paciente renal crônico.  Nenhum Deus nos acuda, se a gente considerar que 11% das populações brasileira e mundial também são.  Mas o caboclo estava apavorado e lá fomos nós, almoçar com o Ives, maior autoridade no assunto, pra passar umas dicas pra ele.
     
Fui selecionando no blog as descobertas que me ocorreram nestes pouco mais de 2 anos de íntima convivência com a hemodiálise.  Aprendi que foi mais fácil decorar que entender sobre minhas restrições, marquei uma receita que Lúcia de Paulão fez pra mim, eu descobrindo o sorvete sem leite, à base de água (mas que não pode exagerar, senão é igual beber MUITA água) e, em decorrência disto, a criação da Sorveteria do Valente, da receita maravilhosa do não menos maravilhoso caldo de costela que Ives fez pra gente, de como eu quebrei a cara com meu descuido ao comer frutas, das minhas descobertas com o suco de romã.  E, sobretudo, de como o Metamucil resolveu minha incompatibilidade, digamos assim, fecal com o acetato de cálcio, indispensável como quelante de proteína animal.
Enquanto eu pesquisava pelo blog, lembrei da dica do Alê Mello, de Guarulhos, que eu até preguei uma cópia na minha geladeira, que é esta figura que você encontra lá em cima, na abertura do post.
            
Por coincidência, no mesmo dia, Lina, minha paixão de menino, mandou este vídeo pra mim, que é um belo resumo do livro AntiCâncer, do David Servan-Schriber, que é uma aula pra quem quer usar a comida pra dificultar a vida do câncer, que tá sempre querendo se instalar na gente.  Desde o começo, este livro está indicado (dica da Bonequinha) no canto direito do blog, pra gente entender direito o que acontece com nosso corpo durante o processo da doença.
           
Brincando, brincando, este post virou um trabalho de conclusão de curso pra quem quiser fazer Nutrição, especializado em PRC.  Estou até achando uma boa idéia eu entrar nesta onda...
                          
       
       
ps:  Já ia esquecendo o mais importante.  Tem que fugir do sal.   Dá uma sede horrorosa, durante o dia...
        

           
         

6 comentários:

Alexandre Mello disse...

;-) E, fica a dica, estamos com uma série de cursos sobre a doença renal crônica, para profissionais da ára de saúde.
www.higea.org.br/higea.html
E ano que vem, em junho, a 1ª Jornada Integrada de Qualidade em Hemodiálise. Aqui em SP, em Higienópolis, programa ainda em construção, mas os temas que trataremos estão em http://www.cinehdc.com.br/1jornada2012.html.
Abs pra vc, PC, meu ídolo.
AleMello

Alexandre Mello disse...

Esqueci de dizer. Quem quiser, o material de onde essa tabela foi tirada (em PDF) está em:
http://www.cinehdc.com.br/CINE-HDC_Orientacao_Dietetica.pdf (não consegui colocar o link, então, por favor, copiem e colem no campo de endereço do navegador de internet).
Nutricionistas, esse material é parte de uma série bem interessantes de dinâmicas para trabalhar a aderência e informação dos pacientes em terapia renal.
Precisando, me falem.

PC disse...

Agora fala se este cara não é mesmo gente fina, este Alê...
Fala...

PC disse...

Fernando, meu tio, telefonou revoltado porque cerveja é vermelho.
Quer que eu mude ela de coluna. Quer mesmo que eu faça uma coluna de amarelo esmaecido, só pra cerveja...
Tem jeito não, Fefê. Um copo só e mais nada!
Toma o copo na sauna que você fica doidinho, doidinho...

Adriana disse...

TCC aprovado com louvor!

PC disse...

Estou ficando bom neste assunto, Adri.
Só não pode me perguntar o por quê. Pura decoreba...