quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Toroca? - 192


    
Lembra de quando você começou a aprender inglês e falar the era um desconforto?  Que nem quando começou a estudar francês e não conseguia falar palavra com “u” ou tinha que exercitar os erres esquisitos que francês adora?
    
Aconteceu meio que perto do aniversário de quatro anos dele.  Tomás veio cheio de dedos com um copo vazio na mão e mirou meu copo cheio de suco de uva.  Falou, cuidadoso:
-  Toroca comigo, vô?
  
Demorei um pouquinho a me dar conta que, pela primeira vez, ele tentava controlar a língua e inserir o r na sua fala. Durante um tempo foi o segredo nosso.  Ele deixava de lado o hábito de tlocar as letlas mas ainda ficava inseguro.  Me chamava no canto,dizia:  Flynn Rider[1] e sorria orgulhoso.
 
Aí eu forçava um pouco a barra, punha um copo de suco pra Carol e um vazio pra ele e fazia um leve sinal com a cabeça.  Ele ia, orgulhoso e dizia:  Toroca, mamãe?  Carol sacou de cara e aplaudiu, toda satisfeita.
           
No domingo, voltando do Meu Sítio, do nada, Tomás falou:
-  Mesa é normal.
Eu e a avó, olhamos pra ele sem entender, que continuou:
-  Estarada não é.
E riu, orgulhoso.
   
Ele anda se aprimorando cada vez mais.  Inclusive neste joguinho.  Pra você que não aprendeu ainda, diz ele que cocô é normal.  Privada, não.
De vez em quando a própria novidade surpreende o criador.  Compra, por exemplo, exige mais concentração.  Tem hora que sai crompa, tem hora que sai crompra e no final ele acerta:
-  Compra.
          
Tomás anda na maior alegria, agora que aprendeu a falar alegria.





[1] O charmoso herói do filme “Enrolados”

2 comentários:

Flavia Coelho disse...

eu não sei quem fica mais alegre, se somos nos ao ve-los acertando as palavras ou eles mesmos..... é um barato.

PC disse...

Eu, claro, Flávia.
Por mais feliz que ele fique, eu fico mais, olhando ele...
Você fica igual, eu acho, com o Henrique.