terça-feira, 3 de maio de 2011

ABC do paciente renal - 162



No post passado, quando eu estava procurando no Google uma explicação bacana pra KTV, descobri, meio que sem querer, duas fontes legais de informação.  O blog VIDA REnAL, da Luciana Cintra Sielskis e o site do Centrodial, português.  Os dois, cheios de informações pra nós, pacientes dialíticos.  Acho que Luciana ficou meio que prisioneira, cansou da vida de diálise e resolveu falar de outras coisas em outros blogs.  Mas o VIDA REnAL é a maior coleção de informações relevantes pra paciente renal crônico que eu já encontrei.  Ela, por enquanto, tem concentrado seu talento no {.Bendito Scrap.}.

Fiquei até pensando que quando encho o blog de abobrinhas é prá não me deixar prender, no assunto, e acabar deprê.

O post hoje vai ser meio longo, mas acho que vale a pena.  Separei pra você o ABC da Diálise.  Vamos lá:

O que é o peso seco?O peso seco é o peso de uma pessoa sem líquidos a mais, nem a menos. Será o peso com o qual o paciente se sente bem, e abaixo do qual desenvolve hipotensão ou câimbras. Este peso é possível determinar após tratamento por hemodiálise. Assim, no fim de uma diálise em que estivemos com câimbras ou hipotensão devemos estar no peso seco ou perto. Quando chegamos no início da semana com pés inchados ou falta de ar devemos estar muito acima do peso seco.
Como se faz para retirar líquidos na diálise?Para retirar líquidos na diálise o sangue no filtro é sujeito a uma pressão que obriga a água sair para o banho de diálise. Esta pressão chama-se pressão de ultra-filtração.
O que faz a diálise além de retirar a água?A diálise tem dois aspectos importantes e relativamente separados. Um, é a retirada de água que já se falou. O outro é a diálise em si, ou seja, a limpeza do sangue dos produtos tóxicos que se acumularam no corpo entre as diálises.
O que é um filtro, como funciona?O filtro é constituído por dois espaços, um onde circula o sangue e o outro onde passa o banho. Eles estão separados por uma membrana tipo rede que pode ser constituída por diferentes matérias, rede esta que pode ser mais fechada ou mais aberta, e através da qual passam os produtos a dialisar.
Que tipo de filtros e membranas há?Atualmente quase todos os filtros são de fibras ocas. Os de Placas são raramente usados. Os filtros diferem muito no que diz respeito ao tipo de membranas que empregam. Antigamente quase todos os filtros tinham membranas de celulose. Hoje estão disponíveis membranas sintéticas mais compatíveis com o nosso organismo.
A grande vantagem deles é que são melhores para os pacientes, e por outro lado alguns deles permitem fazer o que se chama de diálise de Alto Fluxo e Hemodiafiltração.
Há alguma maneira de se saber quanta diálise temos que receber?Há! A diálise pode ser encarada como um medicamento. Cada doente deve receber uma dose adequada, porque de outro modo estará mal dialisado. Isto pode acontecer mesmo que o paciente não sinta nada. As consequências de uma má diálise só são vistas a médio e longo prazo.
Qual é a dose (KTV) que devemos receber?A diálise para ser adequada deve fornecer um KTV superior ou igual a 1.4. Este valor pode ser consultado no resultado das análises que o médico dá a cada doente no principio de cada mês. Por ai cada doente pode verificar como anda a sua diálise.
É claro que quanto maior for o KTV melhor para o insuficiente renal.
O KTV é suficiente para se saber que se anda bem dialisado?O KTV só nos diz como foi a diálise que fizemos quanto à eficiência como removemos pequenos solutos, como a uréia, e portanto não chega para avaliar a diálise. No tratamento que fazemos, quanto mais nos aproximarmos do funcionamento do rim normal, melhor.
Grandes flutuações de peso e de tóxicos no sangue são prejudiciais, lesando o coração e pondo em marcha um conjunto de processos regulatórios que acabam por lesar todo o organismo. O nosso corpo não está preparado para este tipo de funcionamento.
Por isso, quanto mais vezes fizer diálise melhor. Quanto mais longas e suaves forem as diálises, melhor. Por isso, a diálise longa (noturna) é a melhor forma de diálise.
Débito , qual o interesse de altos débitos?O débito é a quantidade de sangue que circula no filtro por minuto. Quanto maior for o débito, mais vezes ele passa no filtro[1] e maior a quantidade de produtos que são dialisados.
Porque se usa Heparina na Diálise? Dentro dos vasos sanguíneos existem substâncias que impedem a coagulação do sangue. Quando o sangue sai dos vasos e entra em contacto com outras superfícies, ele coagula. A Heparina é utilizada para evitar que o sangue coagule quando circula nas linhas e filtro.
Porque é que se colhe tantas análises?Para além do interesse das análises para verificar se o filtro dialisa bem , se o tempo de diálise é adequado ( KTV ), as análises mensais servem para se saber se é necessário alterar a medicação, se a dieta está a ser apropriada ou se houve erros alimentares ( potássio e fósforo altos ), etc.
Peso inter-dialitico, o que é?O peso inter-dialitico é resultante da ingestão dos alimentos e líquidos após a diálise, e até à diálise seguinte. É o peso acima do peso seco. Aumentos de peso excessivos prejudicam os vasos e coração e aumentam as complicações durante a diálise principalmente agora que as diálises são mais curtas.
O aumento ideal entre as diálises deve ser inferior a 2.5-3Kgs, ou seja, até 3% do peso corporal. Mas, quantos menos, melhor.

Do site:
http://centrodial.com




[1]  Fiquei te devendo esta informação no post anterior.  Meu fluxo então é de 450 ml/minuto.  Será?  Eduardo, do Felício Rocho, confirmou no comments.   Mas dá quase 30 litros por hora.
Cacildis,...

10 comentários:

Anna Bella Bernardes disse...

Bom Dia! Sou estudante de jornalismo da Puc, a Sandra Freitas me passou o seu blog, achei muito interessante. Em comemoração aos 40 anos do prédio 13, estamos fazendo juntamente com ela, uma matéria que retrate a História do Prédio 13 e que vai além da sala de aula, gostariamos que você nos ajudasse. Meu e-mail e da minha colega: annab882@hotmail.com ou aninha-p-bello-a@hotmail.com Celulares: 98938887 ou 9284-0948. Agradeço desde já e aguardo seu contato!

PC disse...

Estou com um problema pra você.
Quero colocar você em contato também com Marcelo Xavier, o irresponsável que pintou os corredores da Escola.
Mas ele tá de cadeira de rodas. Nós temos que ir onde ele estiver.
Topas?

Sakana-san disse...

PC, vou dar um pulo no blog desta moça. E obrigada pelo puxão de orelha e pelo vídeo que você deixou no meu blog. Vai ser bem útil para a Semana de Biologia, bjo.

PC disse...

Ela desativou desde meados de 2010.
mas tem umas coisinhas bacaninhas.
E que puxão de orelha, cacete?
A dica do filme é da Ciça, minha filha biodesagradável, como você.
Acho que vou postar sobre ela e a Lisa, que você não sabia que existiam...

Anna Bella Bernardes disse...

Super topo o que você topar. Ficaria muito feliz se conseguirmos esta entrevista em conjunto. É só me passar os contatos. Abraços.

Anna Bella Bernardes disse...

p.s.: o Marcelo Xavier já havia sido citado pela Sandra como nossa possível fonte. Não fazia ideia onde encontra-la, tava aguardando a próxima aula pra conseguir o contato dele. A Sandra o definiu como "o primeiro a propor um layout para o 13"

PC disse...

Acabei de falar com Marcelo agora.
Topou.
Na terça, lá pelas 4:30 no Café Book, na Padre Rolim com Brasil.
Estou tentando rebocar Paulo B e Terezinha Coelhinho.
Vai virar mesa redonda, Bella.

Anna Bella Bernardes disse...

Excelente! Vai ser uma mesa mais redonda ainda com as minhas duas colegas de grupo, ok?

Sakana-san disse...

Lembrou do esporro, né? E escreva sim sobre suas filhas, achei que tivesse só o pai do Tomás.Bjo!

PC disse...

Baixou um complexo de culpa, Sakana.
Mas é que você é nova no pedaço.
Lisa estrela a história 06 e Ciça, gosto mais na 49.
Mas a 7, 12 21, 50, 71, ee13, ee14, 75, 77, 85 ...
Só no primeiro volume.
Não é ele que tá com a bola toda.
É Tomás.