terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Luz no fim do túnel - 139



3% é o número que, tecnicamente, baliza o ganho de peso entre uma sessão e outra de hemodiálise.  Mas, ao mesmo tempo, é um número bacana pra um brasileiro médio, de 1 metro e 70, setenta e cinco kg de peso.  Quer dizer, na média, o que se ganha entre uma sessão e outra é algo em torno de 2 kilos.  Isto, repito, o brasileiro médio.

E todo dia lá vinha a psicóloga do Núcleo encher o raio do meu saquinho, me recriminando por eu estar com um ganho de peso médio perto dos 4 quilos.  Foi aí que eu fiquei sabendo do padrão dos 3 % pelo Zé Augusto, meu personal nephrologist.  Apesar do meu ganho estar dentro do meu, digamos assim, porte, perder 4 quilos me deixava (quase) extenuado.  Eu saía da hemo e batia na cama, exausto...

E foi aí que a Sorveteria Valente começou a fazer efeito.  Eu comecei a matar a sede comendo fruta congelada e chupando gelo, em vez de beber água.  O resultado foi surpreendente.  Teve dia que eu cheguei com menos de um quilo de variação.  Mas a média tem ficado em torno de 2 quilos, 2 e pouquinho.

Mais importante do que ganhar uma briga, apoiado na existência do padrão dos 3% da massa corporal, os resultados pra o coração, diz Zé Augusto, são indiscutíveis.  Quanto menos peso neste ganha e perde intersessões, menos desgaste pra este corpinho que eu gosto tanto.

Tenho adorado chupar gelo.  Cada cubo tem aproximadamente de 15 a 20 ml.  Mesmo passando a manhã toda com o gelo na boca, eu acabo tomando só 200 e poucos ml.  Um copo dágua.

Na próxima vez que você me convidar para ir na sua casa, o cardápio já está definido:  cubos de figo, melancia, maçã, pêra, congelados.  E pedras de gelo.

Você, eu não sei.  Mas eu, vou adorar...

 

4 comentários:

Nando disse...

Já pensou se eu tivesse que manter este corpinho? Mais uma vez teria que crescer para manter a relação peso/altura. Não dá para variar só 3% por sessão.

PC disse...

Minha briga com a psicóloga era esta, Nando.
Ela achava que eu e Gêisa tínhamos que ter o mesmo grau de perda.
Pirou!!!

Alexandre Mello disse...

Querido PC, PARABÉNS!!!
Não é qualquer um que mantém essa média de ganho de peso interdialítico. E é difícil pra caramba.
Se estivesse aqui, seria o paciente do mês, com certeza (mas depende do seu potássio e fósforo).
Abraços

PC disse...

Meu sonho sempre foi retratinho, que nem no McDonald´s, de funcionário do mês, Alê.
Potássio e ferro andam bem controlados.
Mas o negócio de chupar gelo foi o maior adianto pro meu lado mesmo.
Diz meu médico que eu sou "muito aderido ao tratamento"
Me deu a impressão de algo parecido com durex, por aí.
Beijos