quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Peso x Altura - 123






Eu sou filho de soldado.  Lá em casa, todo mundo estudou no Colégio Militar.  Menos eu, que ia ser padre e fui estudar no Loyola [1]. Dois, dos cinco irmãos, seguiram carreira militar.  Cuca e Nando.  Falei do Nando com você quando eu saí da UTI.

Uma vez, ainda servindo na Academia, o Exército baixou uma norma [2] recomendando uma relação peso x altura que fugia um pouco dos padrões nada habituais do Nando, um gigante pra mais de dois metros.  E aí, obediente, ele dana a correr todo final do dia para chegar nos níveis desejados pela Força.

Um dia, suando em bicas, Nando cruza com o comandante da AMAN que, vendo o esforço dele, fez troça:
-  Perdendo uns kilinhos, Coronel?
E o Nando sério:
-  Não, General, é só crescer mais um meio metro fica tudo certo...

Acho que foi inspirados nesta questão de peso x altura que, outro dia, Zé Augusto, meu personal nefrologist, e Vivian, minha personal Chief Nursing Office, vieram, solenes, em minha direção, me falar sobre 20 minutos diários a mais de diálise.  Eu ia precisar de fazer as sessões com 4:20 horas, que me dariam uma hora a mais na semana.  Ou então, como dizia o Nando, crescer meio metro, se é que você me entende.

É que a eficiência da diálise é medida por um indicador da uréia, chamado KTV, que idealmente tem que se manter sempre superior a 1,2 e que, no meu caso, mal e mal, chegava a um.

Eu aqui, todo me achando, que estava lindo com meus 30 kilos perdidos, tenho que agüentar Zé Augusto e Vivian rodeando pra me falar que eu preciso emagrecer mais.

É mole?


[1] Papai perdeu a paciência com minha vocação quando tomei bomba em religião.  Fala sério:  era muita cara de pau, essa minha...  Daí fui pro Estadual da Serra e depois pro Central.  Aí, no Estadual, minha vocação não resistiu...

[2] Ou portaria, ou recomendação, ou qualquer outra coisa cujo nome técnico não tem a menor importância para a história que conto aqui.

8 comentários:

vivi disse...

isso e mei genetico????
que bom que não tenhu isso!!!!

PC disse...

Nada, Vivi.
Preocupa não.
Só se o pai for gordo...

Anônimo disse...

Tão falando de quem, de quem hein?
Ora, vai se daná gordinho simpático!!!! A genética tem mto pouco a ver cm isso, ok? Ou vc tá parecendo aqueles do fato anterior? Beijos saudosos do seu irmão do sertão diamantino

Anônimo disse...

E a vivi volta ao 1º da fila. Ô minina danadinha, sô !!!!!!!!!

PC disse...

Ora, Diamantino.
Do Nando, claro.

PC disse...

Vivi virou The Flash de novo, Diamantino.
Beijos

ps: Você deu a maior sorte. Com as tais 4:20 horas, agora o horário é 6 e meia...
E Vivi não faia uma...

Nando disse...

Acho que ainda não deu para crescer o suficiente para manter o Peso X Altura, mas continuo tentando, sem é claro, suar e correndo que nem um louco. A idade e o joelho de Coelho não deixam mais.

PC disse...

Liga não, Nando.
Aposentado é outro padrão...