quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Saltless - 126



Logo que eu me operei, a recomendação do Xande, meu personal urologist e do Leco, meu personal oncologist era pra zerar o sal.  A notícia, claro, foi pessimamente recebida por quem tinha o hábito de me acompanhar à mesa.  Com Gêisa era moleza.  Era ela sempre a mais empenhada em ver a dieta funcionando.  Mas para os meninos era um suplício.

Era sentar na mesa e pedir o saleiro.  Provar a comida e torcer a cara.  Mas aquele ritual sofisticado de rejeição deixava Gêisa enlouquecida, pelo tanto de malabarismo que ela fazia pra deixar a comida com sabor, apesar de sem sal.

Outro dia fui surpreendido por um email da Ciça onde ela dizia:
-  Desde que a comida aqui de casa mudou radicalmente a quantidade de sal, temos que agradecer os benefícios disso!
E recomendava um endereço na net que dava um punhado de dicas para se manter o sabor na comida exclusivamente com temperos.  Olhaê:  http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/11762-Temperos-substituem-o-sal-e-deixam-sua-comida-muito-mais-saudavel.htm#fotogaleria=14
E terminava o email propondo que quem já estava sugar free, podia também ficar salt less!

Na realidade, manter o sabor é mais fácil que a gente imagina.  “A substituição do sal por outros temperos naturais dá novo gostinho às preparações e ainda por cima promove uma onda de boa saúde."

E aí vira uma viagem:  cebola, alho, sálvia, manjericão, salsa, alecrim, pimenta, coentro, estragão, hortelã, menta, louro, orégano, tomilho, açafrão, gengibre, fines herbes ...  Gêisa já achou até limão desidratado no supermercado.

O legal é que fica uma riqueza de sabor que a gente acaba achando uma bobagem aquela coisa sempre sem variação de colocar sal em tudo.

Experimenta pra você ver.




 

11 comentários:

Anônimo disse...

Q coisa mais sem sal, comentar hoje, né? Mas a Lucia é partidária destas receitas e acha q eu tb tenho q ser solidário a vc, em meu benefício claro. Mas dexistar !!!!
Diamantino

PC disse...

Pirou, Diamantino???
Entope o rabo de sal pra você ver que porqueira...
Nem sabor mais você sente.
Lúcia é solidária a você, meu fio.

Renata Feldman disse...

Hummmmm!... Com tantos temperos maravilhosos, pra quê sal? E quer saber? Alecrim é ótimo pra TPM! Espalha a notícia pra mulherada!
Beijos

PC disse...

Gêisa faz um pão de alecrim que é dos deuses.
Acho que é por isto que ela fica calminha, calminha, Renata...

Anônimo disse...

Que guga nao leia este post ... Ja sei , vai imprimir e botar na cosinha , ou na minha testa . Rssrrsrs ! Preciiiiiissooooo tomar vergonha e este post foi uma boa cutucada Cesao !luana

Anônimo disse...

PC,
Eu quero esta receita do Pão de Alecrim.
Peça a Bonequinha de porcelana para me enviar.
Aqui, visite o http://pratofundo.com/do Vitor Hugo, lembrei de vc com o sorbet de melância e mangericão.
Me conte depois.
Concordo com você,no quesito sal.
Aliás quem gosta de sal é boi.
Beijos

Mariza disse...

Sou eu PC,
Mariza.
Que anônimo??
Arrrrrrrr.

PC disse...

Minha doce Anônimo,
Sua frase é linda: Quem gosta de sal é boi!!!
Pura poesia, eu achei.
Acho que Gêisa não tem muito a receita não.
Vai misturando e depois joga um tantão de alecrim.
Fica inesquecível.

PC disse...

Guuuuuuuuuuuuuuuuuuga!!!
Olha a Luana comendo bobagens na coziiiiiiiiiiiinhaaaaaaaaaaaa!

luana disse...

Ele esta aqui rindo de você seu besta ! Rsrsrssr ah ! Responde meu e mailllllllll bj

PC disse...

Não é, Luana.
Você precisa de levar mais a sério.
A vida não pode ser só assim...
Você fica achando que McDonald's é verdura, minha fia...