quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sério?


Sempre tive muito medo, com esta minha mania de contar mentiras, que Tomás pegasse gosto pela coisa.  Mas fico muito satisfeito, orgulhoso mesmo, vendo ele fazer a distinção entre brincar de delírio e faltar com a verdade.  Tomás incorporou bem esta cisão, que eu acho vital no caminho da gente atrás da felicidade.

Descobri isto, brincando com ele no meu quarto, depois do banho.  Enquanto eu enxugava o menino, ele de costa pra janela, fingi um medo repentino e, pasmo, falei:
-  Tem um ninja na janela!
Tomás, claro, virou-se, rápido como o objeto da conversa, e eu, sem perder o pique, emendei:
-  Ele é como um raio.  Já foi embora.
E, como se não tivesse acontecido nada, continuei meu ofício de avô, arrumando o menino.

Tomás, com um leve esgar lhe rasgando a cara, perguntou:
-  Sério?
Claro que era sério, eu falava.  E repetia a brincadeira umas três vezes.  Em todas as três, Tomás virava pra janela, sorria e me perguntava:
-  Sério?
Foi assim que o código ficou estabelecido.

Outro dia ele chegou do Clic e falou comigo:
-  Vô, tinha um crocodilo na torneira do banheiro dos meninos.  Mas só eu que vi!

Foi minha vez de retribuir.  Perguntei pra ele:
-  Sério?
O menino não coube em si de contentamento.  Foi contando uma história cada vez mais fantástica do crocodilo, ele negociando pro bicho não sair porque ia assustar os colegas, convencendo a tomar o caminho de volta, torneira adentro...
-  Sério?, eu perguntava.
E lá ia ele enriquecendo a história, feliz em me deixar ali, brincando de morrer de medo.

Agora é assim: sempre que um quer avisar o outro que lá vem um ninja ou algum outro exercício delirante, o código é sempre este:
-  Sério?, seguido do sorriso.

Legal é que a gente guardou a intransigência do compromisso com a verdade.  Só pode brincar de inventar quando se lança mão do código.  Ainda não ocorreu nem uma vez de ele me mentir, sem lançar a mão do artifício.
E olha que ele é marrento.  Quando fala que não fez, não fez mesmo.  
Encara as consequências até o final!




Crédito da foto do ninja pra Tia Sophia Oliveira, um ás no gatilho

7 comentários:

vivi disse...

serio??

Laura Martins disse...

É por isso que eu gosto de vc, Paulinho... Vc tem a alma de menino...

Também brinco desse mesmo jeito com meu sobrinho de 6 anos - e ele ama!!!

PC disse...

Que brincar o que, Laurinha.
O ninja tava ali mesmo...

Laura Martins disse...

Sério?????

PC disse...

E aí, Laurinha, a conversa vai rendendo, com os doidos cada vez mais piorando a situação.
Sério!

PC disse...

Foi mesmo, Vi.
Sério!

Rodrigo disse...

Boa noite, tudo bem. Meu nome é Rodrigo, lembra de mim?Recentemente, entrei em contato com contigo falando de um projeto de um site de saúde. Até o presente momento, não recebi respostas suas. Aconteceu algo? Por acaso, não se interessou pelo nosso projeto? Será bom ouvir o teu comentário.

Se,por acaso, esqueceste do que eu tinha proposto, vou lhe relembrar. A proposta é fazer com que você conte a sua história de superação diante de uma doença, enfermidade, etc. Como será postada em um site é imprescindível observar a ortografia, caligrafia e coerência do texto no sentido de haver uma harmonia entre os parágrafos. Caso se interesse, entre em contato comigo, mande seu texto e ajude a melhorar a vida de outros que podem, neste momento, estar passando pelo que você passou. Se possível mande a sua foto para que todos possam lhe conhecer. A sua história deve estar no máximo de duas páginas (é claro que a sua história não se resume a duas páginas, mas é política interna do site). Espero que entenda e possa colaborar conosco. Espero, ansiosamente, a sua resposta.

este é o link do site para qualquer dúvida.

http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/hipertensao-e-angioplastia-conheca-a-historia-de-superacao-de-carlos-jose/