segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prazer em conhecer - 02




Eu nunca havia ouvido falar desta história. Nem sabia da existência ou mesmo jamais tinha cruzado com ele. Nem socialmente. Tratava-se de um perfeito estranho pra mim.
Aí, Gilka, um dos anjos da guarda da minha vida, me mandou para uma ultra-sonografia do abdômen total. Um procedimento de rotina pra ela, que cuidava da minha saúde há um bom tempo. Apenas controle.
O médico era Dr. Rogério, bambambam do pedaço, geniozinho aqui de Belo Horizonte. Gilka fazia questão que fosse com ele. Fui lá no dia 14/09/2007.
Analisando o resultado, Gilka sorriu e disse:
- Você recebeu mais do que comprou.
Segundo ela, não seria normal, neste exame, o médico incluir os rins. Mas por sorte minha (eu acho mais que por generosidade do dr. Rogério), apareceu lá:
“...
RIM DIREITO: Com volume reduzido tendo córtico-medular final e usual. No rastreamento com eco-Doppler não se evidenciam vasos neste rim.
Dimensões (LxTxAP): = 91 x 39 x 38 mm, com volume estimado em 71 cm3.

RIM ESQUERDO: eutópico, com volume, forma e contornos normais. Cortiço medular com espessura e aspecto inalterados. Não se observa hidronefrose e imagens compatíveis com cálculos.
Dimensões (LxTxAP): = 153 x 65 x 61 mm, com volume estimado em 315 cm3.
...”
E no finalzinho o relatório informa:
RIM DIREITO ATRÓFICO
RIM ESQUERDO VICARIANTE.

Resumindo: não entendi chongas. E acho que tampouco você, a não ser que trabalhe na área de saúde. A única coisa que significava alguma coisa pra mim era que 71 é quase 4,5 vezes menor que 315.
Um era 4 vezes e meia o tamanho do outro...
Depois minha curiosidade foi aumentando e eu comecei a entender, inclusive, que a coisa nem é tão rara assim. Já apareceram uns 4 a 5 amigos meus convivendo com alguma coisa parecida, com eles mesmos ou com filhos.

Falando nisto, caso te interesse mesmo saber, a definição que consta do Michaelis é a seguinte:
vicariantevi.ca.ri.an.teadj m+f (fr vicariant) Med Diz-se de um órgão cuja atividade supre mais ou menos a falta de atividade em outro órgão.

7 comentários:

Bernardo Ferreira disse...

Feliz de fazer o primeiro comentario!

Triste de dar oi nessa prisao que chama blog!

Mesmo assim, bem vindo!

Mídia na Rede disse...

Gilka tem toda razão.
O médico bambambam fez uma promoção pra você. Pague 1 informação e leve 1000!

Ainda bem que você pegou a época do "Lápis Vermelho Hospitalar".

Beijos

Unknown disse...

Paulinho, que bom este blog.
Melhor que e-mails com "reply all".
Depois conta como sonsegue estas imagens legais para figurar os causos.

[ ]'s

;)

PC disse...

Principe Valente, meu fio.
Era herói em quadrinhos de mi juventud.

Beijos

pc

Unknown disse...

Não sei muito bem como funciona este tal de blog mas adorei!!! Vai servir pra aumentar minha cultura, rever as figurinhas das revistas antigas e nem precisar de ir no Wikipedia pra entender os dados anatomofisiológicos apresentados.

Bjão

Régi

Lucia disse...

Olá, PC:
Adorei este começo do muito que virá. Quero mais!!! muito mais!!!
Sendo paciente!
beijos
Lúcia

Adriana Machado disse...

Lindo! Já está bookmarcado.