terça-feira, 18 de setembro de 2012

Gentileza Urbana



Melhor seria se o título começasse com Falta de.
É que eu ando cada vez mais sem paciência com a arrogância das lojas em Belo Horizonte, quando elas pensam que as calçadas fazem parte de seus domínios.

Outro dia descasquei aqui nest’A Saga, entre outras, as duas lojas da esquina da Bernardo Figueiredo com Afonso Pena, que, assim me parecia, preferiam perder as árvores de seus passeios a perder o lugar para que seus clientes pudessem, com seus carros, expulsar os pedestres. (Ops, quase falei transeuntes).

Fico morrendo de dó do velhinho que agora mesmo eu vou ser que, não tendo como andar nas calçadas, vai ter, agora mesmo, que disputar espaço com os carros, nas calçadas e nas ruas, correndo o risco de levar um safanão que o transporte direto, na melhor das hipóteses, para um CTI.


Curiosamente (e claro que não foi o poder dos leitores dest’A Saga), os gestores d’A Tabacaria [1] resolveram a questão de um jeito mais civilizado.  Alugaram um lote na Afonso Pena, em parceria com a Vídeo Dumont, e colocaram à disposição dos clientes.  Do jeito que gente do primeiro mundo faria.


Enquanto isto, sem aprender a lição, a loja de lingerie da esquina nem dá bola.  Já vi umas duas vezes o pessoal da BHTrans aparecendo para multar.  Mas, de novo, minha impressão é que a ganância encarregou um vigilante de amaciar a ação dos fiscais e de mobilizar os eventuais comprantes para, em caso de blitz, fugirem rapidamente das merecidas multas.


Parece que a função dele é a mesma dos camelôs gritando “olha o rapa”, pra dar tempo de ninguém ser pego.


E só carrão de bacana, olha pra você ver.  Tinha tudo pra ser primeira página do blog que Maurilo [2] tinha, o Boa, Filhão, especializado em abusos deste tipo...




[1]  Aproveito e recomendo o almoço de lá.  O prato executivo fica a partir de R$17,00 e a parrilla é fantástica.  Coisa do Weberson, que foi meu aluno no Turismo da PUC.




ps:  Adoro, quando vejo Tomás cantando e entendendo esta canção.  Foi Laurinha Martins que me lembrou que isto é uma aula de ética pra crianças.  E é mesmo! 

4 comentários:

Adriana disse...

Toda vez que vejo essas coisas, me lembro de você e me policio sempre pra não correr o risco de fazer igual. Antes e mais ainda, depois do blog!

PC disse...

Eu me policio por Dona Ester, Adri.
Beijos

redatozim disse...

Pena que o boa filhão morreu por causa da minha ojeriza a processos.

PC disse...

Toda vez que eu vejo um canalha, fico pensando no pai dele, orgulhoso, Maurilão.