segunda-feira, 1 de março de 2010

Peso Seco - 48


Como o nome diz, o Peso Seco guarda, em si, toda a essência da hemodiálise.

Do meu ponto de vista, de usuário, em linguagem vulgar[1], a hemodiálise existe só pra fazer o que seu rim não consegue mais: retirar do organismo o excesso de água. A máquina vai, durante a sessão, eliminando a água que, não fosse ela, iria inchando seus pés e levando sua pressão lá pra casa do chapéu. Quer dizer, adianta a vida do Valente.

Paralelamente, vai voltando para os níveis desejados seu potássio, seu sódio, seu fósforo, seu ferro, tudo enfim que você nunca se preocupou quando seu rim funcionava bacana.

Resumo da ópera: você atinge seu peso seco quando seu corpo está sem excesso de líquido. Só que a coisa não é simples assim. Tudo é tentativa e erro. Você vai baixando e suas reações vão sendo monitoradas. Só pra você ter uma idéia, eu fui pro hospital pesando 122, depois do regime sério que eu resolvi fazer. Depois da engordada (aquela história do pijaminha baby-look) e das emagrecidas, hoje estou com 114. Redondinhos, 30 kilos a menos que na minha época áurea.

No caso do Faustão, é notícia no Fantástico. No meu caso, a mídia nem se manifesta...

O problema é que para se chegar no peso seco, é só na tentativa e erro. Vai perdendo peso e avaliando. Os resultados adversos podem ser queda de pressão, cãibra, o diabo. Já tive que voltar na clínica pra tomar soro por causa de tonteira, depois de quase ter desmaiado na rua, por exemplo. Já acordei de madrugada, com a batata da perna retesada, sem estar fazendo uma gota de frio.

Hoje eu ando bem satisfeito com meus 114 kilos. Mas Diana, a nutricionista, quer tentar mais uma abaixadinha. Como minha comida está bem controlada, já tenho até esperança de, um dia, chegar nos 88, com o corpitcho de quando eu me casei com Gêisa.

Aí, sim, vocês verão o que é um ischpetáculo!!! [2]


.


[1] Vulgar aí no sentido latino. Quer dizer, em condição de ser entendido pelo vulgo, o popular Zé Povinho.

.
[2] Qualquer dia posto uma foto do casamento, pra quem duvidar...

6 comentários:

Lucia disse...

Só acredito vendo a foto!!! bjs..

PC disse...

Só falta convencer a Gêisa, Lúcia. Diz ela que é publicidade enganosa...

Lucia disse...

Relendo agora, o que vem a ser "... 30 kilos a menos que na minha época áurea." Desenvolva! ahahahahaha
bjs..desculpa, mas não podia deixar passar essa.

PC disse...

Muito engraçadinha, você, Lúcia.
Não desenvolvo mais nem com minha analista...

Anônimo disse...

Já vi seu album de casamento e voce esta lindo.Alias, sempre esta, e muito cheiroso.Não é Geisa? adoro te acompanhar.Voce merece tudo de bom.Beijos Patricia(cinha)

PC disse...

Fala com a Lúcia, Cinha.
Ela vive colocando em dúvida estes meus arroubos de narcisismo...