sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Asa de papel



Você já deve estar cansado de ouvir falar em Marcelo Xavier aqui nest’A Saga.  Já me ouviu contando do pacotinho e do jeito que São José recebeu o dele, já ouviu Lisa, minha filha do meio, apresentando Marcelo pra uma amiga falando que ele era o namorado do meu pai, já ouviu a história do livro que ele dedicou pra mim.  Sempre, uma declaração de amor atrás da outra.

Eu, não.  Pelo contrário.  Falo dele toda hora e, sempre que posso, corro pro Café Book onde Marcelo, quase que religiosamente, bate o ponto, mesmo sem ter assunto nenhum pendente na pauta.

E o assunto de hoje é da maior importância.  O livro Asa de Papel foi escolhido entre os dez melhores livros de imagens do Brasil de todos os tempos.  A seleção foi feita pela FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para o projeto World Through Picture Books, organizado pela IFLA - International Federation of Library Associations.  Pra divulgar este projeto, a IFLA realizará duas exposições com exemplares dos outros livros selecionados ainda neste ano.  A primeira será em Bolonha, durante a Feira do Livro Infantil de Bolonha, e a segunda está prevista para acontecer em Tokyo.

No link http://www.ifla.org/node/6718 estão todos os escolhidos, de diversos países.  Em http://www.ifla.org/files/assets/libraries-for-children-and-ya/Picturebooks/Brazil1.pdf está relação dos dez títulos brasileiros.  Tudo bem que Asa de Papel começa com a letra A.  Mas é o primeiro da lista.  Do jeito que eu sou, já fico achando que é o número 1.  Aliás, aqui eu falo da dedicatória que ele escreveu no Asa de Papel e quando o livro foiimpresso em espanhol, para a América Latina.  
Fala se não é pra ficar encantado com este menino...  Fala?



ps:  Eu ia colocar aqui uma vinhetinha que ou a Tv Cultura ou a Futura usam as imagens do livro.  Distraído, ele nem lembra do nome do programa.  Fico devendo.


Resolvido:


Nenhum comentário: