terça-feira, 24 de julho de 2012

Série Turismo para Gente Especial 5



Viajar pra gente que nem a Laurinha exige só desapego, pra se jogar, e informação, pra saber onde vai acontecer o pouso.  No caso nosso, os pacientes renais crônicos, era pra ser muito mais simples.  Era só ter um seguro saúde bacana e recorrer às informações oferecidas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Pois é.  Era pra ser... 
O site da SBN tem um caminho que aponta todos os locais no Brasil onde você pode contar com estrutura médica séria e legal.  Pra melhorar, acho que as clínicas todas disponibilizam um profissional de assistência social que cuida de todos os trâmites para que nosso trânsito ocorra sem sobressalto.  Aí, você pede a autorização ao auditor do seu convênio ou, se for o caso, a equipe de assistência social faz o contato através do TRS – o organismo do SUS que cuida da Central de Vagas – e ele direciona sua solicitação para o local mais adequado.
Agora, se oseu seguro saúde for, digamos assim, meia boca, você pode encontrar muita emoção pela frente.  É possível que seu plano de saúde crie obstáculos para autorizar a sessão fora da sede.

Pois é.  Burocracia 1 x 0 Valente.  Apesar desta aparente facilidade toda, tomei a maior sova da burocracia pra viabilizar um final de semana prolongado em Resende.

Mandamos os exames por fax.  Só a 24 horas da partida ficamos sabendo que o fax não havia chegado.  E que, para o plano de saúde ou SUS eram exigidos os documentos com uma antecedência de 72 horas.
O diretor da clínica, com quem Nando meu irmão estava mexendo os pauzinhos, até se propôs a corrigir os desvios de rota (sei lá de que maneira).  Mas achei que seria fundamental aprender com o erro pra não deixar que ele acontecesse de novo.

Hoje vou tentar entender com o povo da hemo o que aconteceu para ver se a coisa fica mais fácil pra nós todos da próxima vez.

Em São Paulo tem a Única – Gestão Transparente de Saúde, que lançou uma cartilha pros pacientes renais crônicos dela.  Ela atua nos hospitais Beneficência Portuguesa de Santos, Hospital e Maternidade São Camilo de Santana SP, Hospital Bandeirantes SP, Hospital Regional do Vale do Paraíba Taubaté e Conjunto Hospitalar de Sorocaba – SP.
Não é o meu caso mas é um bom começo. 



3 comentários:

Nando disse...

Sinto não ter podido ajudar mais, mas na próxima viagem à Resende, sem casamento para dificultar nossa conversa fiada, estaremos mais espertos e preparados e não precisará sair correndo.
Para quem é mesmo a coleção da Saga?
Beijos

PC disse...

Pro diretor da clínica, Nandão.
Minha intuição feminina me diz que eu ainda vou voltar na hemo dele muitas vezes.
Beijo.

Nando disse...

Se Deus quiser e estarei te esperando aqui