quarta-feira, 21 de março de 2012

St. Patrick's em Dublin


Tem algum tempo que eu comecei a juntar meu segundo milhão de euros.  É que o primeiro estava muito difícil e eu, ligando cada vez menos pra dinheiro, resolvi começar o segundo.  Mas daqui a pouco.  Por enquanto, ando ligando nada pra dinheiro.  Tanto que dobrei o número de correspondentes internacionais dest’A Saga e mandei Rodrigo, meu filho, fazer a cobertura do Saint Patrick’s direto de Dublin.  Ele só aceitou porque levou, no pacote, esta leprechaunzinha de chapelão aí da foto.  Olha o relato do menino: 

“O dia 17 de março é considerado o dia de São Patrício. De acordo com a lenda, São Patrício foi o responsável em levar o Cristianismo para a Irlanda entre os séculos 3 e 4 (obrigado, Wikipedia!) e, portanto muito festejado naquele país em que os cristãos repre-sentam mais de 90% da população. Assim como o nosso carnaval, o dia 17 de março começou com uma celebração cristã e descambou para a libertinagem!

Coisa linda!

Pessoas nas ruas vestidas de verde, com chapéus de duende (Leprechaun) e trevos de três folhas por todo o lado (o que antes representava a santíssima trindade passou a ser a origem da obsessão pela cor verde!).
E cerveja... muita cerveja (Guinness, sempre...)!


Bom, St. Patrick’s Day, em resumo é isso. O que eu não sabia é que toda essa folia ocorria em apenas um dia. Quando comprei minha passagem para Dublin , achei uma pechincha a passagem na tarde de sábado do dia 17 de março. Senti-me a pessoa mais sortuda do mundo e comprei prontamente a minha e a da Carol, sem nem pensar. Para mim era lógico que o festival, assim como anunciado pelo site oficial, ocorreria até o feriado de segunda-feira, dia 19.

Quanta inocência! Apesar do clima de festa e adoração ao verde, à cerveja, e à cultura irlandesa, a festividade se concentra mesmo no dia 17... e só! É um grande carnaval de rua, daqueles de Diamantina e Ouro Preto, com desfiles e bandas ao vivo para todo lado... Lindo! Mas um dia só... Quanto desperdício...


De qualquer maneira, conseguimos aproveitar esse pouco de festa com o povo mais amigável do mundo, como se autointitulam os irlandeses. O que em minha opinião é a maior verdade, pois apesar da alta concentração alcoólica em um público estimado de 500 mil pessoas, eu não percebi o menor sinal de briga ou confusão. Quem dera fosse assim no nosso carnaval...
Em geral, é uma festa muito bacana, com muita gente esquisita, trevos, duendes, Guinness, rugby, música celta e alegria...  A genuína festa do momo Leprechaun ali, na nossa frente! Inesquecí-vel... mas da próxima vez, chegaremos um dia antes!”

Nos créditos, Digo fala que as fotos são da Carol Hauck, a tal leprechaun que aparece na abertura do post, bem na frente do Temple Bar, o mais famoso de Dublin.  Na verdade eu não tenho idéia como se pode bater a foto e aparecer nela.
Deve ser coisa de leprechaun!



ps:  A Carol do Digo aparece no 3:49, no meio da fila, tocando clarineta.  Depois, chapado o melão, ninguém mais sabia da moça, tadinha...




4 comentários:

Adriana disse...

Estes correspondentes são sensacionais!!!

PC disse...

Ow, na boa...
Eu babo por eles, Adriana ...

Anacris disse...

Chefe, por aqui falta novidade, por isso não tem rendido pauta que justifique uma coluna. Mas eu tô de ÔlhÔ!
Já mandei para o contador as notas para prestação de conta da verba indenizatória. Aliás,será que não rola um reajuste? Sacumé, né, tá difícil pra todo mundo...

PC disse...

Adorei a idéia, AnaC, de uma correspondente na Esplanada.
Lá, efetivamente, é outro país. Aí se encaixa igual luva no perfil de internacional.
As notas já vem com o 20% ou precisa acrescentar?
Beijo