domingo, 6 de novembro de 2011

Edição Extra 100 - Gestão de Projeto

               
Este post vai especialmente para Zé Luiz da Silva, Ed Novaes e Fábia Zita.
                     
Falava com Márcio Lambert, outro dia.  Acho que foi no Noites Cariocas que Nelson Mota diz que tudo que ele fez na vida foi influenciado pela graduação na Escola Superior de Desenho Industrial.  É a visão de designer que permite a ele, em vez de olhar um projeto isolado, enxergar um conjunto integrado de eventos com um compromisso de resolver um problema.  Simples assim. 
Esta visão, até, é meio que um diferencial da NETi, a agência do Marcinho e do Vuru.
          
Movember encaixa igual luva nessa história.  Começa que tem um objetivo claro: ampliar a conscientização a respeito da saúde do homem, mais precisamente questões relacionadas ao câncer de próstata e nos testículos.  Segundo, quando criam uma associação forte em torno do bigode, típico do principal público alvo.
                  
E aí começa a força dos eventos paralelos, a cada ano com um tema pra manter a campanha sempre viva.  Este ano, a campanha fala sobre a vida in the wild.  Quer dizer, tudo girando em torno do lenhador style, uma figura refinadamente abrutalhada, mas sem perder a ternura (e nem a camisa xadrez).
         
                          

Por exemplo, tem um festival de cinema onde o personagem principal é alguém de bigode.  Nunca tinha me ocorrido que Piratas do Caribe poderia ser usado dentro deste clima.  Ou a comédia “O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy”.  Claro que é pura sacanagem.  Mas a idéia é fazer graça em torno do tema mesmo... Aliás, é por causa do “lenhador style” que o leão da Metro é substituído, na vinheta, por um coiote.
                  
O legal da história é que com uma série interminável de inventações de moda, o conceito vai ficando cada vez mais forte e a oportunidade de usar comunicação social como instrumento pra mudar comportamento em projetos sociais devia ser estudada de uma forma mais séria um cadinho.
                    
Acho que dá um belo de um estudo de caso.  Para o caso de meus amigos supracitados lá no início se interessarem, topo muito prolongar esta conversa...

6 comentários:

Cidadão Cão disse...

EntãovãOenTão. Mas deixa o Cruzeiro não cair e a passar a qualificação porque senão eu piro, cacete (com próstata). Beijo.

PC disse...

Manda seus alunos trabalharem o site do Movember.
Aliás, a partir d'A Saga, claro.

By the way, e o frango com quiabo?
Terça?
Tem que ser sem sal.

José Luiz da Silva disse...

Gostei muito do "...comunicação social como instrumento pra mudar comportamento em projetos sociais...".

Estou disponivel no dia que vc marcar. abs

redatozim disse...

muito bacana

PC disse...

Acho que é coisa pra você colocar no site, Zé, como estudo de caso, igual vocês costumam fazer...

PC disse...

Agora eu danei de ficar no site, entendendo, igual estudo de caso mesmo, redatorzim...