sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Percurso - 187



Outro dia estava falando sobre mamãe vivendo no meio da revolução tecnológica, se virando muito bem, quando você considera todos os tsunamis que ela vivenciou.  Aliás, mamãe já andou meio muito.  Já ficou com medo do papai ir pra guerra, já rodou meio Brasil com a gente menino, já me viu tomando bomba no Loyola, já ficou com medo de não conseguir cuidar da gente quando papai morreu, já deixou cheque assinado em branco quando foi fazer operação de câncer de mama, achando que não ia voltar nunca mais, já teve certeza que, quando eu fui pra França, não ia ver Diogo nunca mais, o primeiro neto, de colo, que nem tinha completado um mês, ainda.  Estaria dura e preta, quando eu voltasse, dois anos depois.

 Fato é que os sete filhos já deram 19 netos pra ela[1], que já está caminhando pro terceiro bisneto.  Já mudou três vezes pra aquela que parecia ser sua casa definitiva.  Atrevida, anda brigando com a gente, achando que pode morar sozinha no apartamento.

Um tempo atrás ela plantou uma jaboticabeira bem pequenininha no Meu Sítio.  Dava nem um palmo, a arvrinha.  Olhava pra ela e falava comigo assim:
-  Será que eu ainda vou chupar desta jaboticaba?
Ano passado ameaçou, mas só jaboticabinha pros passarinhos.  Este ano a menina está só esperando as primeiras chuvas de outubro pra pipocar a primeira safra dela.  Tá cheia de flor...
E mamãe lá, inteiraça.

Outro dia ela estava meio derrubada, reclamando da vida com a Lisa.  Nunca pensei que envelhecer fosse uma coisa tão difícil, disse ela tentando sensibilizar a neta.  E Lisa, nem se abalando, rápida e ferina como ninguém:
-  Mas vó, a senhora esta reclamando disto só agora?  Tem uns 20 anos que a senhora já é velha...

Encantada, mamãe olha pra Lisa e sorri, concordando ....



[1]  E olha a cara de feliz da Regina...


6 comentários:

Flávia Coelho disse...

Ela deve estar cantando em algum canto pq nem se deu ao trabalho de agradecer a inclusão.... Bjs

PC disse...

Mas estando feliz é o que conta, Flávia Coelho

Anônimo disse...

Demorei mas vi - o post e o pacote... Fui esperta e arrumei 4 de uma vez que dão pra rir e chorar como os filhos de vocês (e também preocupação pra mamãe). Isto sem contar o pai das crianças...

Mas e a minha afilhada, hein?!?! saiu melhor que a encomenda. Ô "Pai Nosso" bem rezado.

PC disse...

E mamãe ainda ri, Regina...

Nando disse...

Acho que comecei a fazer parte da história. Ontem fui surpreendido com um presente que ganhamos. A Yone plantou um pé de Jabuticaba no quintal lá de casa e espero poder trepar e chupar muito ainda.

PC disse...

Guarda umas pra ela também, Nandão.