quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Edição Extraordinária 81 - Oncoguia



Adorei a visita que recebi esta semana no blog.  Não tenho a menor idéia de como eles me acharam.  Mas me deparei com este site, que pode bem servir de referência nestes tempos em que a paranóia do câncer anda rondando a cabecinha de um monte de gente[1].

Mas achei uma coisa da maior importância, esta fonte de informação.  É completa e fala de tudo que incomoda quem se descobre portador.  Pelo site, o OncoGuia existe pra promover o autocuidado neste terreno tão delicado.  No fundo, o propósito é ajudar o paciente a viver melhor a partir de uma postura que eles chamam de defesa ativa.

Não chega a ser um ovo de Colombo mas, no meu caso, penei um bocado até encontrar respostas pra questões que acho que eu nem queria me fazer. 
O projeto do OncoGuia é usar informação pra acabar com o medo e o preconceito e conseguir que a gente se cuide de um jeito novo, seja eu (ou você) portador ou não de câncer.

Os caras conseguiram articular um esquema inteligente com apoiadores e a lista de assuntos é extensa:  o site fala de tipos de câncer, tratamentos, direitos do paciente, espaço do familiar, prevenção, recomenda leituras, vídeos e projetos culturais, cursos multimídia sob a ótica do paciente, e, a parte que eu gostei mais, uma lista de exatos 62 blogs, cheios de informações relevantes mas plenos também de um saudável deboche de quem não quer deixar a vida ser dominada pelo terror.

Tem tudo, o bruto.

Recomendo vivamente que você dê uma passeada no site.  Pra se informar, pra praticar solidariedade e pra aproveitar e rir um pouco, nos blogs, do bom humor de quem tinha tudo pra entrar em desespero.



[1] Minhas fontes de informação onco não conhecem nenhum dos envolvidos mas referendam tudo o que está dentro do site.



2 comentários:

Dânia De Paula disse...

Muito boa dica mesmo, Paulinho!
Em janeiro último, consultei-me com o Dr. Rafael Kaliks (diretor do Oncoguia) no Albert Einstein, em SP. As orientações dadas por ele foram super importantes que eu, de volta a BH, solicitasse ao médico Radiologista novas sessões preventivas de Radioterapia. Bjim.

PC disse...

Achei este povo genial também, Dânia.
Beijo