Adorei a visita que recebi esta semana no blog. Não tenho a menor idéia de como eles me acharam. Mas me deparei com este site, que pode bem servir de referência nestes tempos em que a paranóia do câncer anda rondando a cabecinha de um monte de gente[1].
Mas achei uma coisa da maior importância, esta fonte de informação. É completa e fala de tudo que incomoda quem se descobre portador. Pelo site, o OncoGuia existe pra promover o autocuidado neste terreno tão delicado. No fundo, o propósito é ajudar o paciente a viver melhor a partir de uma postura que eles chamam de defesa ativa.
Não chega a ser um ovo de Colombo mas, no meu caso, penei um bocado até encontrar respostas pra questões que acho que eu nem queria me fazer.
O projeto do OncoGuia é usar informação pra acabar com o medo e o preconceito e conseguir que a gente se cuide de um jeito novo, seja eu (ou você) portador ou não de câncer.
Os caras conseguiram articular um esquema inteligente com apoiadores e a lista de assuntos é extensa: o site fala de tipos de câncer, tratamentos, direitos do paciente, espaço do familiar, prevenção, recomenda leituras, vídeos e projetos culturais, cursos multimídia sob a ótica do paciente, e, a parte que eu gostei mais, uma lista de exatos 62 blogs, cheios de informações relevantes mas plenos também de um saudável deboche de quem não quer deixar a vida ser dominada pelo terror.
Tem tudo, o bruto.
Recomendo vivamente que você dê uma passeada no site. Pra se informar, pra praticar solidariedade e pra aproveitar e rir um pouco, nos blogs, do bom humor de quem tinha tudo pra entrar em desespero.
O endereço é http://www.oncoguia.com.br
[1] Minhas fontes de informação onco não conhecem nenhum dos envolvidos mas referendam tudo o que está dentro do site.
2 comentários:
Muito boa dica mesmo, Paulinho!
Em janeiro último, consultei-me com o Dr. Rafael Kaliks (diretor do Oncoguia) no Albert Einstein, em SP. As orientações dadas por ele foram super importantes que eu, de volta a BH, solicitasse ao médico Radiologista novas sessões preventivas de Radioterapia. Bjim.
Achei este povo genial também, Dânia.
Beijo
Postar um comentário