domingo, 7 de agosto de 2011

Edição Extraordinária 79 - Nhô e os ipês



Nhô era o caseiro da família de quem eu comprei o Meu Sítio.  Conhecia o local como a palma da mão.  Era benzedor, raízeiro, meio guru de todo mundo.  Um sábio.
Morreu com seus noventa e uns anos.  Mas até os 85, mais ou menos, me dava o maior coro, subindo e descendo grotas, comigo bufando atrás dele.  E ele só rindo de mim...

De vez em quando eu ia lá conversar na sua casa só pra ouvir ele contando história.  Uma destas vezes, me disse, olhando pela janela:
-  Gente é que nem árvore.  Vem agosto, e ela tá lá, sequinha, com as folhas todas caídas, e a gente pensando que ela morreu.  Mas chega a primavera e as folhas brotam de novo, deixando a árvore cheia de vida.  Filho, Paulinho, é a vida da gente continuando...

Sempre que morre algum querido meu fico lembrando do Seu Nhô.  E penso no Diogo que já me deu um neto, no papai, que não viu a vida dele continuando nos netos. 
Já contei esta história pro Emerson, quando o pai dele morreu.  Esses dias ando pensando mais no Bandeira, que perdeu sua Carla há pouco tempo.  E que conhecia a história, de quando sua mãe havia morrido.

Este ipê foi dado como morto por uns 3 caseiros nossos.  Foi a teimosia da dona da casa que manteve ele vivo.  Este ano, pela primeira vez, o tal ipê do Meu Sítio floresceu, provando que Gêisa estava certa.

Época boa pra Bandeira olhar pras filhas da Carla e ver ela de novo, no sorriso das meninas.
A cada dia, as flores vão nascer mais vivas e bonitas.

Aprendi com o Nhô que o ipê é a maior prova de confiança no futuro.


6 comentários:

Anônimo disse...

Lindo, Paulinho! A natureza nos abraça e conta tudo, basta que a gente lhe dê a devida atenção... Beijos da sua bruxa preferida!

Katinha disse...

Nossa, hoje nem é meu aniversário e você me dá esse presente lindo?!
É muito legal quando aprendemos alguma coisa e aproveitamos nossa interpretação para partilhá-la.
Beijo

PC disse...

A grande graça do Meu Sítio é esta, Bruxinha.
Plantamos árvores até, só pros passarinhos voltarem.

PC disse...

Este ipê é seu, Katinha.

Katinha disse...

Adorei esse outro presente! Não demora muito ele vai estar com todas as flores abertas. Se você não se importar, será que eu poderia deixá-lo lá no sítio? Eu estou com receio dele não caber aqui em casa!

PC disse...

Com a condição de vocês aparecerem por lá, de vez em quando.
Paulo B está devendo uma visita. Articulo com vocês, Katinha.