quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Meu cajado - 116


Em compensação, esta história é irretocavelmente verdadeira[1].  É que depois da Volta da Lagoa Seca, virou hábito caminhar com meu cajado.  No Meu Sítio já fazia isto sempre mas na Lagoa Seca foi a primeira vez em Belo Horizonte.  Tem hora que o Tomás, abusado que só ele, caminha no meu passinho, também apoiado e se dizendo “velhinho, velhinho”.

Há momentos em que a coisa vira artigo de primeira necessidade.  Estou eu lendo na minha poltrona de soberano no escritório por um tempo maior e, quando me levanto rápido, dá uma tonteirazinha.  Bem de vez em quando.  Mas com o cajado, eu nem perco a pose.  Saio com uma elegância olímpica, parecendo o Lacoste fazendo tremer Roland Garros.

O negócio deu tão certo que, quando Cuca e Marília foram à Suíça visitar o (meu) filho Bernardo que trabalha lá, me trouxeram de presente um destes hikingsticks[2] que o povo usa pra caminhar montanha acima.

Chic no úrtimo.  O trem é de fibra de carbono, extensível/encolhível, levíssimo, com um dispositivo antishock[3] maravilhoso.  Vermelho metálico.  Lindo.  Toda vez que eu vou dar um passeio maior um pouco, levo ele comigo.  É mais pra me exibir, mas levo.

Outro dia, arrumei um bicho de pé.  Aliás, dois.  Um no pé, outro na mão.  Nesta época, não tem jeito.  Tomás já pegou um tanto.
Preocupado, lá fui pro hospital[4] desfilar com meu super poderoso hikingstick, achando que eu era, no mínimo, a identidade secreta do Super-Homem.

Uma velhinha, bem velhinha mesmo, com seu andador de alumínio, vendo aquilo pergunta, toda discreta, pra Gêisa:
-  Ele cai muito?

Generosa, cheia de amor pra dar, Gêisa falou com a velhinha:
-  Caiu.  A meus pés.  Há mais de 34 anos...

A velhinha, assanhada, sorriu, cúmplice, pra ela.




[1] Pode dizer...  Você agora vai ficar na maior dúvida, sem saber se é verdade ou mentira.
A graça é esta mesmo...

[2] Deve chamar bastão de caminhada, ou algo parecido.

[3] Juro!  Parece amortecedor, o troço...

[4] Até mamãe riu de mim.  Diz ela que, na roça, é só esquentar uma ponta de alfinete num palito de fósforo e arrancar o bicho, fácil, fácil




27 comentários:

vivi disse...

primeiro...ecccaaa pra seus bichos de pe!!!

segundo...ahuahuahuahuahauhauhauha

Anônimo disse...

Comoé que chama o bicho que você tirou da mão? Aquele que você tirou do pé eu sel!

Cuca

PC disse...

Bonito, bonito, não é não, Vivi.
Morri de nojo, quando o médico me mostrou.
Bleargh!

PC disse...

O que me deixa neurado, Cuca, não é nem o nome.
Porque bicho de pé se pega pisando no esterco.
E minha mão, estava fazendo o que, na bosta das vaquinhas?
Eu, hein,...
Depois que eu escrevi, pensei:
- Fiz caca!!!
Literalmente.

Alexandre Mello disse...

Paulo, é um prazer ler seus posts!
E bicho de pé é coisa de criança. Tá remoçando!

Mariza disse...

Êbaaaaaaaaa!!
Este é o PC Cabra Valente que eu gosto.
Causos pra lá de bom.
Que legal sua manguara é importada?
Beijinhos

PC disse...

E na mão, Alê. Não deve ter registro disto na literatura médica. Vou te convidar pra minha festa de 18 anos.
Abraço

PC disse...

Que corajoso que nada, Mariza.
O medo que eu passei vendo o médico com o bisturi, estou mais pra franga.
E a vergonha de chegar na hemo com os dois curativos...
Todo mundo rachando!

Unknown disse...

Então foi porisso que vc chegou na casa da mamãe e apagou, né? Tudo stress?!?!
De tubarão eu sei que vc tem pavor, mas de tirar bicho de pé é novidade.
Papai deve estar de lá morrendo de rir de seu cagaço. Ele adorava tirar e ouvir os estourinhos que dava quando botava fogo no algodão pra queimá-lo.

Se é verdade saberás, mas o melhor do causo é D. Geisa dizer dos 34 anos a seus pés. Dá pra imaginar a cara dela.Ô meu Deus, fico doida pra dizer isto de Leôncio. Vai demorar demais...

Mas que esta história foi boa, foi

PC disse...

A velhinha, mó discreta, falando baixinho:
- Ele cai muito!
Quase processei a mulher por bullying.
Papai foi solidáriio, Régi, me dando apoio. Não saiu de perto de mim, segurando a minha mão...
Faz isto sempre!

Tiago Cruz disse...

Paulinho,
quanto à veracidade, já não me importo - como te falei, agora só curto e rio.
Mas, sem sombra de dúvida, o melhor da história é a resposta da D. Gêisa para a macróbia.
Sensacional!
Abs,
Tiago.

rosana disse...

Tô com o Tiago... não me importo quanto a veracidade dos seus causos... importa é ler e ficar fazendo um filminho particular da situação !!!!
Eca pros bicho de pé...
Mas a Geisa dizer que vc caiu há 34anos aos pés dela... esta foi o máximo... e, o pior, ESTA eu acredito que foi VERDADEIRA!!!!!!

Unknown disse...

Ô, bobão, você acha que o papai só esteve do seu lado? Ele sempre está do lado de cada um de nós; cada hora de um jeito. Só não viu quem não quis...
Mas que ele rachou de rir do seu cagaço, isto ele rachou. Só não vê quem não quer....
Bjs

PC disse...

Dona Gêisa me ama, Tiago.
E pode conferir a resposta com ela.
Declaração de amor ímpar!

PC disse...

Mas eu mato um leão por dia, por causa desta mulher, Rosana.
Ela não pode reclamar nada, da vida.

PC disse...

Solidário total, Régi.
Admito que, TALVEZ, ele tenha gostado de se imaginar na pelo do médico.
Beijos

Márcia disse...

É impressionante!!!!!!! Você é um abençoado mesmo.Eu me emociono,rio,me divirto e aprendo sempre com você.Não tanto quanto a Geisa mas eu também te amo.Beijo

Flávia Coelho disse...

Oh gente, pq abusado o Tomás? Onde fica a carga genética da criança? Não nega a raça...... até no bicho de pé ..... Bjs

Flávia Coelho disse...

Tô aqui pensando ..... pq será que este povo pulou o post 113? kkkkkk vou xerocar p/ eles

PC disse...

Vê só a velhinha, Márcia...
- Ele cai muito?
Quem cai muito é você, minha fia, eu quase falei com ela...
Beijos
Reza hoje pra Nossa Senhora.

PC disse...

Tomás fica me imitando, andando de cajadinho, Flavinha.
Mó deboche!!!

PC disse...

O post está aí, Flavinha.
Quem ilumina minha vida já leu.
O que eu podia fazer, está feito. Mais que isto, é rezar.
Agora, é livre arbítrio.

Bernardo Ferreira disse...

Tio,
Mesmo com atraso respondo o post!
O cajado mata a pau! Se ele ajuda, nao sei! Mas exerce a funcao principal de chamar atençao!
E fala para a tia Geisa que vou comprar um para mim tambem! Pq ela eh bonitinha demais e amo ela!

Beijos!

PS: Antishock eh o famoso amortecimento em portugues... Bom, mais c'est toujours la classe!

PC disse...

Só a função "me exibir" no mode on, já fale o cajado, Bernardo.
O melhor do antishock é que, pra explicar, a função "me exibir" entra no mode turbo.
Aí eu corro pro abraço...

PC disse...

ps: e por falar em se exibir, você desfilando com aquele fisioavião por essas terras suas (agora), deve estar que nem pinto no lixo...

Unknown disse...

Cézar,
Essa você não me contou. Olha só a Gegê mesmo pra fazer essa declaração de amor. Em tempo nossa tarde, você a Márcia e a Lúcia foi ótima. 1,2,3,4,5
Valeu

PC disse...

Fala se eu não estou fazendo o maior sucesso, Kênia...
Essa mulher é doida comigo!!!