domingo, 15 de agosto de 2010

NefroColetivo - 101



Uma vez nós fizemos lá em casa uma festa reunindo gente do Brasil todo.  Veio gente de Brasília, do Rio, de São Paulo, de todo canto.  A regra era clara[1].  Cada um era responsável por qualquer coisa que achasse relevante. 
-  Onde que eu vou dormir?
Liga pra alguém e pede guarita.
-  Aqui não está meio sujo?
Tem razão.  Pega uma vassoura e varre.
-  Xi, o gelo acabou...
Aproveita que você deu a idéia e corre no posto e compra mais.
-  Um cafezinho agora não iria bem?
Boa.  O pó tá na latinha de tampa laranja.  Faz lá pra nós.

Quer dizer, ninguém tinha a responsabilidade de ficar resolvendo coisa pros outros.  E foi sensacional.  Todo mundo colaborou e todo mundo se divertiu a mais não poder, sem sobrecarregar ninguém.

A história da I Volta da Lagoa Seca está ficando do jeito que eu gosto.  Ninguém manda, ninguém é dono, tudo é de todo mundo.   Isto porque eu acredito firmemente que a iniciativa é o grande diferencial de projeto coletivo.  E que a festa só fica legal se for de todo mundo. 

Esta é que é a base do NefroColetivo.

Tanto que o Meu Sítio chama assim pra você não chegar lá achando que está indo pra um hotel 5 estrelas[2], pra ser servido.  Ta indo pra colaborar em tudo que precisar.
É isto que faz dele um lugar genial pra gente compartilhar.

A I Volta da Lagoa Seca começou como uma gracinha da Adriana, filha do Cuca.  Aí chegou Talitha, minha personal social assistant, mobilizou as clínicas de nefro de BH e acabou colocando todo mundo envolvido.  Aí chegou a Mônica, presidente da APRESC[3], que, além de se propor a cuidar da divulgação com a imprensa, já arrumou um ônibus patrocinado pra levar quem não tivesse condições de chegar até o local.  Aí chegou a Cláudia Barsand, do Centro de Referência do Deficiente Físico, mobilizou toda a Prefeitura, até que chegou na Artemisa, da Secretaria de Esportes, que já marcou uma conversa minha com a Regional e está articulando patrocínio pra nós.

Quando eu pensei que não faltava mais nada, me aparece o Ives, assumindo o posto de meu personal chef de cuisine.  Resolveu levar caldo de costela pros pacientes renais crônicos. 
Ives, se você não lembra dele, corre e lê o post Espelho Meu.  Ele já  fez seu transplante de rins mas continua solidário conosco.

O mais legal é que Ives vai levar um recadinho ensinando como fazer a receita sem que faça mal pro paciente renal crônico.  Quase um workshop.  E antes de você abrir esta sua goela imensa, a prioridade vai ser a gente.  Quem tiver os rins funcionando bem, graças a Deus, e não tiver problema com creatinina, aproveita e compra um  Gatorade.  Ou vai no Me Gusta, da mulher do Digão, irmão do Diogo, e come até se fartar.

Mas o caldo de costela é pra nós...[4]


[1] Como diz o Arnaldo César Coelho
  
[2] Tá bom.  3 estrelas e não se fala mais nisto...
  
[3] Associação dos Pacientes Renais da Santa Casa
  
[4] Este post já veio do Meu Sítio pronto, antes do comentário da Regi, no 100.

15 comentários:

Flávia Coelho disse...

Aqui, esse povo da secretaria tem alguma coisa relacionada com a Leonésia Cardoso? Ela foi atleta do Mackenzie tb e sei que está na secretaria Bjs e lá vamos nos todossss

Unknown disse...

Sou simpatizante e tô afim de divulgar a I Volta da Lagoa Seca, mas não sei como fazer um cartazinho caprichado, porisso que eu lancei o assunto no post anterior.
Produção, dá pra sair algum material?
Bjs

PC disse...

Não tenho a menor idéia, Flavinha.
Mas se o joelho dela estiver igual o seu, ela é bemvinda na I Volta da Lagoa Seca.

PC disse...

Toma, distraída.
Arruma um cartaz pra gente aê Regi.
Pede ajuda pra produção mas a bola está com você...
Pede ajuda pro Leoncio, em Nova Lima.
Se vira

Unknown disse...

Tio César,
realmente, não sei como posso ter contribuido para a caminhada. Mesmo assim, é bom saber que ajudei mesmo sem querer...

E, mais uma vez, adorei a citação. meu esforço tem valido a pena.

Beijos

PC disse...

Adriana, você é poderosa com força.
Meus indicadores do Google Analytics estão lá em cima por sua causa.
Beijos

vivi disse...

oww..

fiquei um pouco enciumada (é assim que escreve?)vou inventar aguma coisa pra vocÊ coloca meu nome aqui tambem!!!!!

bjo

PC disse...

Você também, Vivi, vive perdendo chance de arrazar.
Escreve-se jalouse. E ponto final.

ps: falando nisto, meu Google Analytics na France caiu a níveis inaceitáveis.

Mônica disse...

Oi queridão, tudo bem???

olha, já definimos o local de saída do Nefrobus. Sairemos as 18:30, da Av. Afonso Pena entre Álvares Cabral e Bahia, no calçadão do Parque Municipal, sentido centro. Retornaremos na Rua dos Tamoios rumo a Nefrowalker. Ahh... quinta feira tenho reunião na secretaria de saúde com a Dra. Ninon, vou falar pra ela sobre Nefrocoletivo e pedir apoio. Um abraço EXG!!!

PC disse...

Tudo Maravilha.

Estou apanhando um pouquinho da burocracia.
Corri atrás de ofício da PM, comunicado pra Associação do Belvedere e cheguei atrasado 20 minutos pra entregar a documentação.
Amanhã mato isto.
Ótima idéia. Se você conseguir, veja, por favor, se a Dra. Ninon pode colocar alguém da Saúde lá, verificando pressão pra nós.

Beijos e sucesso pra nós todos

rosana disse...

Paulinho,

como a Regina (que não conheço, mas se é sua amiga, é gente boa..) tambem quero divulgar a IVolta mas seria preciso um cartaz (de papel seria ótimo) mas de computador mesmo pra gente espalhar a idéia... Eu poderia fazer mas seria interessante uma coisa bem bolada (tipo umas cadeiras de rodas com asas, umas muletas de rodas, uns rins correndo...)cadê o Marcelo pra dar uma força nestes desenhosinhos? Fera ele é!!!
Tenta (não tô dando gerencia não, viu? é que não tenho como fazer isto sozinha....) isto rápido pra gente espalhar pela internet! Bjocas

PC disse...

Terceirizando, né, Rosa.
Tem um caboclo que prometeu um material de internet.
Mas a gente começa assim e vai melhorando.
Beijos

ps: Regi é minha irmã.

Mônica disse...

Boa noite PC.

estive hj com a Dra. Ninon da Secret. Munic. de Saúde, ela e toda a equipe gostaram muito das suas iniciativas.
Para a 1a. caminhada não será possível contar com o apoio da secretaria por estar muito em cima, mais para as proximas o apoio está garantido. Abração!!!

PC disse...

Monique, tem uma figuraça na hemo que faz Enfermagem no Senac.
Arrebanhou meia dúzia de amigos dele, formalmente, junto ao Senac para apoio à gente.
Maravilha.
Beijos

Mônica disse...

Que maravilha de noticia PC...
Estamos saindo melhor que encomenda né??? Que venha dia 24 e que Deus abençoe a todos nós!!! Um otimo final de semana. Abração!!!