quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Minha caixa de lápis de cor

Rijane escancara um sorriso quando costuma brincar comigo, dizendo que ficava cansada desse povo achar que pedir a caixa de lápis de cor dela emprestada resolveria a mania de quem só usa o lápis cinza pra colorir a vida.
                  
Descobri, nesses dias pós chuva, que Meu Sítio é minha caixa de lápis de cor.  Quando eu abro a janela do meu quarto, dou de cara com essa dália linda aí de cima.  E fico de cara...
A porta da cozinha é outra descoberta curiosa.  Até então eu achava que o verde só mudava em degradé pro amarelo diante do pé de mexerica.  Descobri que é possível também uma evolução do verde pro vermelho intenso olhando um pé de acerola.  Enquanto amadurecem, as acerolinhas vão passando de um verde vivo até chegarem no tal vermelho que eu falei.  Fica que nem Paulinho Saturnino esnobou, dia destes, de uma altura que dá pra pegar até da cadeira de rodas. 
Tomás pega com o pé no chão.  Quer dizer, a altura ideal pra escapar de ser destroçada pelas galinhas.
A flor de cera tem todos os pastéis da caixa de lápis de cor.  Ela é meio rosada, pálida, suave como uma princesinha encastelada.  Emocionante.  Parecem feitas com as massinhas de modelar do Marcelo.  Deve ser por isto que os canários chapinha estão sempre fazendo um ninho perto destas flores.
Tem até flor que eu não faço idéia como chama mas que fica linda, parecendo um desenho.  Ela é quase A caixa inteira.  Tem verde, amarelo, vermelho e as variações todas entre estas cores.  Nasce de alguma coisa, parecendo uma bananeira e enquanto vive, é intensamente soberana, ela.

Até cores menos freqüentes, como o bonina, da trepadeira[1] da sauna, como o violeta, dos maracujás, estão presentes por todo canto.  Acho que é mesmo por causa da cor e da forma da flor que o maracujá, na França, é chamado de fruit de la passion.
Eu sei que, mesmo sem ter fotografado os bouganvilles, não tem sobrado muito lugar pro cinza na minha vida.
              
Ainda bem...
 
 
 
ps: esta dália é da Inezinha faz tempo...




[1]  Eu sei que o nome da planta é esse mesmo.  Mas, sei lá, me causa até um constrangimento, falando dela...

12 comentários:

maria antonia disse...

cores, amores, flores, sabores... tela completa sedimentando belezas!
Seu post está lindo, Paulinho. bj

Anônimo disse...

Que maravilha!se voce usar o lapis de cor não consegue reproduzir as mesmas cores.Ai vemos a presença de Deus.Saudades de voce.Beijos da prima que te ama muito Patricia

PC disse...

Lembrei disto quando você me contou do Marcelo caindo, Toninha.
Quando ele foi no Meu Sítio, perguntei pra ele:
- Quer fazer o quê?
E ele:
- Me deixa aqui!

PC disse...

Toda vez que eu uso meu lápis marron, lembro de você Patrícia.

Flavia Coelho disse...

E eu que achava sacanagem do Luis Eymard ter vendido este sitio p/ vc.... parecia q a gente estava no caminho p/ Brasilia... Ele torna verdadeira aquela frase " em si plantando, tudo dá". Tá lindo deveras. Bjs

PC disse...

Um dia vou levar as meninas da Maria Ilze lá só pra fazer fofoca com ele, Flavinha.

Renata Feldman disse...

O lápis que eu mais tenho gostado de usar é o amarelo, PC. Todo dia acordo com um Ipê dessa cor beijando a minha janela. Amarelo de alegria, energia, disposição para um dia cheio de trabalho, poesia e afeto.
Fico até tentando imaginar sua vida cinza, mas não consigo. Impossível, meu caro.
Sua caixa de lápis tá cheinha, ainda mais com um paraíso desse pra botar sentido em tudo.
Abração!

PC disse...

Maurício Valladares, amigo meu, fala que inveja minha ousadia, quando eu uso minha camisa amarelo ouro, Rê.
Diz ele que precisa de muita coragem...
Um bobão, ele. Fica com vergonha de ficar feliz.

Márcia disse...

Você como sempre nos dando tanto prazer ao entrar aqui no seu blog. Todas estas flores, nos alegram mesmo né. Adoro as que tenho aqui tb. Beijo.

PC disse...

Já andava com uma saudade danada de você, Marcia Maruá.
Sua terra já secou?

Maria Inês Franzen disse...

Cesão, você é um poeta, repleto de cores internas e externas, que fazem a vida de cada um de nós uma aquarela perfeita, meu caro primo!!! Você merece tôdas estas cores, que só a natureza é capaz de fazer e você na sua sensibilidade, expressar. Beijão muito grande.

PC disse...

Beijo, minha linda.
Mas abrir a janela com a dália explodindo, fica bem mais fácil, MInês.