quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comer, comer - 03






Minha vida toda foi uma permanente luta contra a balança. Eu estava sempre acima do meu peso. O que estava em discussão era só quanto.
Às vezes muito, às vezes só um pouquinho.
Mas sempre acima.
No dia 14 de abril de 2009, assim, do nada, Aguinaldo meu irmão me liga e fala de um regime que estava fazendo e que havia feito com que ele perdesse 20 kilos em quatro meses. Aí, ficou de me mandar um email com a dieta. O email era assim:
“A dieta com saúde
Amanhã começa seu novo dia: acordado, de cara tome dois copos de água. Vá para a mesa de café somente depois do banho. Antes de vestir-se tome mais um copo de água.
Vestido, vá para a mesa. Uma laranja média e 1/4 de mamão havai. Coma duas fatias de pão integral com café à vontade, sem açúcar. Não vale queijo que não seja o cottage. A quantidade de queijo cottage deverá ser módica.
Marque o seu horário de café para que você não fique mais do que três horas, de jeito nenhum, sem comer alguma coisa tipo laranja, pera, maçã, morango, ameixa - pequenas quantidades.
Durante a manhã tome água até sair pelos poros. Na hora que a sua urina estiver absolutamente clara você tomou a água suficiente. Isto será mais ou menos 6 copos de água.
Almoço - só beba água até 1 hora antes. Faça um prato que vc fique apavorado de fazer fotossíntese de tão verde. Coma a vontade sua salada.
Nela não vale nenhum carbohidrato. Cuidado com queijos e qualquer derivado de leite na salada. Isto não ppppppoooooooddddddeeeeeee.
Depois de comer a sua salada maravilhosa, regada a pouco azeite e quase nenhum sal, pegue uma colher de arroz (duas colheres de sopa) não muito cheias. Não vale a colher de estivador. Coma um refogado qualquer, brocólis, couve, almeirão, acelga, chuchu, repolho. Não vale moranga e vagem.
Lembre-se também que você somente poderá comer o que produzir debaixo da terra que seja cenoura vermelha. Nada mais.
A carne ficará a seu gosto. Sem gordura e quantidade máxima de 150 gr.
Um café sem açúcar. E saia logo da mesa.
A partir de 1 hora deste almoço, comece a ingerir água. Muita. Não fique mais do que três horas sem se alimentar frutas de baixa caloria, em pequenas quantidades. Melancia, por exemplo, não é muito legal em dieta.
A noite repita no jantar o seu almoço ou café da manhã. Pare de tomar água para não ter de ir ao banheiro de madrugada.
Antes de dormir um Activia Zero.
Você vai dormir sem fome nenhuma.
Esta dieta tem aproximadamente 1200 Kgc. Em 30 dias vc terá condições de começar a caminhar o que deverá ser feito pelo menos três vezes por semana.
Cuide-se muito.”

- Quersaber, disse eu numa entusiasmada conversa com as dobrinhas do meu perfil de boneco Michelin, vou nessa!
A provocação de Aguinaldo me fez vir à cabeça todos os ensinamentos que João Gabriel havia me passado, há uns 12 anos atrás.
João foi um dos médicos mais importantes que passaram pela minha vida. Uma vez falei com ele que eu havia fugido, porque senão eu ia emagrecer.
É engraçado, pensar assim, mas cabeça de gordo é desse jeito.
Fiz as adaptações que João teria feito e resolvi fazer a dieta sério. Era pra ser a última que eu faria na minha vida.
E já no dia 15 de abril, mesmo sem ser segunda feira, comecei o projeto que mudou minha vida.
Descobri que eu tinha comportamento de adicto com doce e pão francês com manteiga. Fui aprendendo a conviver com minhas dificuldades.

E no dia 01 de setembro, depois de ter acabado com a safra de frutas e verduras do Ceasa, entrei pra operação 24 kilos mais magro. Eu havia baixado dos meus habituais 144 para 120 quilos.

Duas questões foram vitais nesta história: uma, que Xande, meu urologista, dizia que eu não podia imaginar o quanto meu risco cirúrgico havia sido reduzido, me operando com 24 kilos a menos. E a outra, a mais importante: quando eu retomei o controle da minha vontade, me foi muito fácil conviver com as restrições que a “dieta renal” me imporia.






Vale lembrar aqui a injusta acusação feita por uma gordinha, companheira da mesma luta contra a balança, entre risonha e com um falso desdém, sobre meus 20 e poucos kilos perdidos:
- Com tumor também, até eu...

5 comentários:

shikida disse...

a dieta do meu sogro (dita pelo médico dele)

"coloque a comida na boca. se for gostoso, não coma"

grande abraço

K.

PC disse...

Vou fazer isto com arroz doce. rsrsrs

Mídia na Rede disse...

Engraçado como as coisas se encaixaram, né?
Reparou que tudo aconteceu no tempo certo e sem que se buscasse por isso?

Essas coisas só me fazer ter certeza de que coincidências não existem e de que tudo acabará bem...

Beijos

Unknown disse...

Gordinha incoveniente, esta, hein?!?!?...

Já passei pela experiência de correr do João Gabriel também, mas é incrível que ele não sai de perto da gente, com toda aquela sabedoria, como um Mestre...
Que o xixi fica clarinho quando a gente bebe bastante água, lá isto é verdade...
Tô juntando minhas forças pra encarar sua dieta. Como o João, você também tá se tornando meu ídolo, por motivos bem distintos, claro!

Bjão

Régi

PC disse...

As duas coisas, eu acho que vieram no tempo.
O João na minha vida e eu encarar a dieta.


Beijos


dica de divã: cometi um ato falho digital aqui. Ia bater dieta e escrevi direta. Ainda bem que ninguém ficou sabendo...