sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Recuperação - 201


Zé Augusto, meu personal nephrologist, me descascou hoje na hemo.  Tinha muito tempo que eu não passava por isto.  Fiquei lembrando do tempo que eu tomava segunda época e tinha que repetir o percurso todo. 
Tomei recuperação em fósforo.
        
Tem dois meses que meu fósforo tá estratosférico.  Talvez inteire três, com os resultados do exame de hoje.  E o pior é que não é nenhuma disfunção que se resolva com remédio.  Foi puro descuido meu com minha alimentação.  Vou ter que ficar de olho no ovo (farofa e macarrão carbonara), derivados de leite (pizza e pudim) e carne vermelha (bife de parrilha saingnant).  Coisa que eu posso comer de vez em quando ou numa quantidade discreta, digamos assim.
                
Ou seja, missão impossível.
            
Brincadeira.  A coisa fica até fácil quando eu levo em conta as ponderações que ZéAugusto me fez.  O principal efeito do fósforo alto é a calcificação das artérias.  Deixando do jeito que está, viro candidato de entrar nas Olimpíadas na modalidade Ataque Cardíaco.  Aí o próximo passo vira entupimento e lá vou eu pro saco.

Bom que tudo tem solução.  Em vez do pudim, goiabada cascão.  Em vez do carbonara, molho bologneza.  Em vez do filé, frango na chapa.  Quer dizer, não vou nem lembrar.  Preciso saber se tem jeito de fazer farofa só com a clara do ovo.  Não sei se vou sentir a falta.  Acho que a cor é que vai fazer falta.  Mas ainda assim, é MUITO melhor do que a alternativa.
             
Pra encerrar a limada, Zé exigiu exercício três vezes por semana.  Que eu acabo não fazendo por pura preguiça.
                        
A partir de hoje, quem quiser encontrar comigo, vamos pra piscina aquecida do Olímpico no final da tarde.  Vou ficar um gato!!!


10 comentários:

Ives disse...

Prá tudo tem um jeitinho... O NefroGourmet vem aí... sem Farôvo, mas com uma pitadinha de urucum a clara vira uma gema. E um Franguinho caipira ao Molho Pardo com um Quiabo e Couve rasgada, sem arroz e só um pedacinho de Angú de moinho d`agua, tem base? Vc nunca mais vai quer saber do Carbonara e pizza nem pensar. Que tal um Broto de Samambaia com Costelinha. Um Boi ralado com Ora-pro-nobis com uma pura lá de Salinas. A farinha do Morro Alto, mesmo um pouquinho, a gente pila com uma carninha serenada e vira uma paçoquinha do capeta. Aí seu fósforo, satisfeito, volta ao normal.

PC disse...

Como haveria eu de viver sem esse Ives...
Me fala...
Bora fazer este NefrôGastrô logo...

Alexandre Mello disse...

Estou torcendo por aqui. Mas capricha nessa dieta. Abs

PC disse...

Pensei em você direto, Ale, quando começou a idéia do Concurso Nacional de NefroGastronomia.
Fala com sua amiga pra deixar umas duas receitas preparadas.
Beijão

Renata Feldman disse...

Estamos cúmplices nessa, PC. Colesterol e creatinina altos, hidro de segunda a sexta(na teoria), chocolate só uma vezinha na semana e vamo que vamo, tá tudo bem.
Dica imperdível de uma farofa sem ovo: refoga a cebola picadinha na manteiga, junta pedacinhos de bacon e joga a farinha. (Só não conta pro meu cardiologista.)
Beijo, te cuida!...

PC disse...

Jã tô cheio de cuidados, Renata.
Adorei hoje o convite pro Bê Santana aparecer dia 17.

Renata Feldman disse...

Contagem regressiva, PC. Anota na sua agenda em letras garrafais. Sua presença é fundamental, viu?
Beijo

PC disse...

Que rejeição é esta? Tá achando que eu perderia, Renata?
Eu vou ser o diretor de ações promocionais e culinárias do evento, minha fia...

Renata Feldman disse...

Sua importância neste evento é maior do que você imagina, PC. Tô falando sério.

PC disse...

Então muda a foto, Rê. Com este sorriso, ninguém acredita que você pode falar sério (sério=brava)