O tempo fechou de vez no Meu Sítio. Mas desta vez não tinha nada a ver com metereologia, como pode parecer com o tanto que choveu por lá neste começo de ano.
Foi Ciça, minha filha ecocomprometida que anda comprando uma briga que, mesmo sendo da maior relevância, tem nos assustado a todos. É que, toda vez, na hora de vir embora, a gente recolhe o lixo, adrede[1] separado, e traz pra encaminhar para a coleta seletiva em BH. A primeira grande vitória da Ciça foi quando convenceu todo mundo que enterrar e queimar lixo era um destino inadequado para os resíduos sólidos. O que ela quer, a partir de agora, é encorajar todo mundo que vai ao Meu Sítio nos visitar a trazer de volta o lixo que produziu. Falar mesmo, na tora, com as pessoas:
Por favor, leva estas latinhas de volta com você!
Por favor, leva estas latinhas de volta com você!
Como toda mudança, a idéia, à primeira vista, nos pareceu biodesagradável demais. Devagarzinho, ando cada vez mais convencido que ela tem razão. Vai ver, a gente, por comodidade, começa a pensar um pouco mais sobre o lixo que produz (des)necessariamente.
Pra mim, o segredo da alteração do comportamento estará sempre ligado à forma que a gente conseguir fazer o povo refletir no assunto. No momento, ainda está meio confrontativa demais pro meu gosto. Como boa ativista, Ciça acha que nós ainda estamos demorando demais a nos dar conta do estrago que estamos provocando.
Como que pra resolver o impasse, como se eles dois tivessem combinado, recebi do Ucho Ribeiro um videozinho que, de uma forma aparentemente mais doce, é muito mais contundente que a irritação da Ciça. Dá uma olhada, pensa no assunto e, quando for no Meu Sítio, lembra de tomar a iniciativa de recolher seu lixo de volta.
[1] Fui olhar na Caixa de Pesquisa que o Google deixa eu usar nest’A Saga. Pelo menos isto o blog resolveu na minha vida. Usar a palavra era meu sonho. Esta já é a quinta vez que ela aparece aqui.
#satisfeito
6 comentários:
A dica foi da Michèle Hauteville.
Hoje, no Fórum Mundial Temático, o Leonardo Boff reiterou esta tese.
Leia lá:
http://ponto.outraspalavras.net/2012/01/30/outros-textos/?awesm=fbshare.me_Ag70s&utm_campaign=&utm_medium=fbshare.me-facebook-post&utm_source=facebook.com&utm_content=fbshare-js-large
Paulinho,
"adrede" e "telemarketinguemente" me mataram de inveja boa.
Vou dar um nó na orelha (lembra do Ibrahim?) mas ainda vou conseguir usar ambas.
Quanto aos assuntos propriamente, concordo com quase tudo: talvez fosse bom deixar as latinhas no "Seu" Sítio para a galera local vender e faturar um trocadinho extra, né não?
Abs.
Concordo com quase tudo.
Você tem que falar Meu Sítio, mesmo quando estiver falando do sítio que me pertence. É o nome dele.
Lá não tem este comércio. Mas, chiita, a Ciça quer que VOCÊ aprenda a dar o destino.
Tamo pensando a respeito...
Beijo
ps: Continuo com a dificuldade de postar.
Já sei o que significa, mas, por enquanto, só posso escrever. Tenho medo de pronunciar errado.
Hoje eu sugeri um convescote com o pessoal do trabalho, no domingo, mas ninguém aceitou o convite. Depois veio o estagiário, todo cheio de coragem, me perguntar o que seria um convescote. Ao responder ao meu fiel escudeiro, alto e em bom som, todos adoraram a idéia.
Vai rolar torta de maçã e outros acepipes.
Agora vou continuar a leitura do post.
Odeio as pessoas que não tem concernência do meio ambiente e não jogam o lixo onde corresponde.
No unimed bh temos muitas formas para separar o lixo e todos o respeitamos.
Você precisa ver a Ciça, Mariana.
Depois dou um jeito de levar ela aí.
Mais Beijo
Postar um comentário